Blog do Alécio Brandão

Módulos são entregues para 80 alunos do Cursinho Pré Vestibular Ático Mota.

Amelinho disse que nunca esquece do “sonho” do Prof. Ático: da Universidade de Macaúbas.

Criado pelo atual prefeito Amélio Costa Jr. em 2008, o Cursinho Pré Vestibular Prof. Ático Mota, o qual já aprovou mais de 500 alunos nestes nove anos de existência, entre etas aprovações para Universidades brasileiras de renome e tradição, em cursos concorridos como medicinal, odontologia, direito…

Segundo sua coordenadora a Profª Thaila Figueiredo Assunção, doutorada em Física, o critério para escolha dos estudantes, tem como base sua nota no Enem, devendo os mesmos serem alunos da Rede Pública. Informa ainda que o material é de excelente qualidade, contextualizado com o ENEM e que busca desenvolver as competências e habilidades exigidas pelo MEC. O módulo é colorido, acompanha uma plataforma de ensino online, no qual o aluno terá acesso à vídeo aulas, exercícios extras e monitoria online. O material foi escolhido pela  equipe docente e sem dúvida, é uma grande conquista para o  Cursinho, a qual a Prefeitura e a Secretaria de Educação não mediram esforços para conseguir. Diz.

SALA CHEIA: de sonhos e realizações!…

Na manhã desta segunda feira, 10 – os 80 alunos receberam seus Kit de Livros, que são módulos selecionados pela Equipe Pedagógica do Cursinho, entre os estudantes está Liliane Santos, que está fazendo o curso para se preparar melhor para o Vestibular e ingressar numa faculdade pública. Segundo Jonaldo, Secretário da Educação, o material escolhido está entre os melhores do País, adotado também por grandes colégios e cursinhos particulares.

Para prestigiar o evento estiveram presentes o prefeito Amélio Costa Jr, o seu vice Vá de Lindolfo, o Presidente do Legislativo Anderson Gumes, vereadores, o Diretor do CETEP, Prof, Alan Figueiredo, que também é professor da unidade, bem como boa parte dos professores.

Secretário da Educação, atesta qualidade do material: humano e didático!

O novo material foi apresentado pela Coordenadora do Cursinho, Profª Dra. Thaila, que ratificou a alta qualidade do material e os avanços obtidos pelos alunos durante estes anos, pediu empenho e estudo de todos. Amelinho também disse do esforço do município em criar e manter o Cursinho, pioneiro na região e que tem orgulho de ter sido o fundador, o qual recebe o nome do Prof. Ático, um grande incentivador da educação e cultura; o prefeito disse do sonho de implantar em Macaúbas uma Universidade Pública e Presencial, que apesar do momento não ser um dos melhores, mas que nunca parou de pensar nesta possibilidade.

Presidente da Câmara reafirma apoio do Legislativo…

Já o vereador Anderson Gomes, presidente do Legislativo, parabenizou a equipe técnica pela escolha do material, o prefeito pela iniciativa da criação do Cursinho e aos alunos, estes que são os grandes beneficiados, bem como toda sociedade macaubense, que será recompensada pelo conhecimento e formação acadêmica. Já o Vice Prefeito Vá de Lindolfo, disse da importância do estudo e prestou seu apoio ao projeto.

Thaila, Coordenadora da Unidade repassa o módulo e conhecimentos…

Em seguida todos os 80 alunos foram convidados a receberem seus livros e fazerem parte do “banner dos aprovados”:

Veja abaixo um pouco da história do Cursinho neste seus 09 anos de existência, informações do Prof.  Márcio Santos.

CURSINHO MUNICIPAL PROF. ÁTICO VILAS BOAS:

Um exemplo de serviço público de excelência ofertado à sociedade macaubense

 

No início de 2008, durante a primeira gestão do prefeito Amélio Costa Júnior, é lançada aquela que é considerada como uma das mais bem sucedidas políticas sociais já implantadas em Macaúbas: o Cursinho Pré-Vestibular Municipal Ático Vilas Boas da Mota.

A aula inaugural foi realizada no prédio da Câmara De Vereadores de Macaúbas e contou com a presença do renomado professor Jorge Portugal. A primeira turma contou com 50 estudantes selecionados pelas notas do histórico escolar e pelas médias obtidas na prova do Exame Nacional do Ensino Médio. A coordenação ficou a cargo da professora Priscila Borges, que foi responsável pela direção durante 7 anos. Nesse período ela foi auxiliada pela vice-coordenadora Raimunda Rosa e pela secretária Lucinalva Cunha.

À época, o corpo docente foi selecionado com base na formação específica e, em alguns casos, pelo notório saber e longa experiência profissional dos professores. O resultado foram 19 aprovações em carreiras concorridas já na primeira experiência. No ano seguinte, com a mesma quantidade de discentes, o contingente de aprovados saltou para 25. Em 2010, novo recorde: 35 aprovados. Em 2011 houve 50 aprovações. Esse número mais que dobrou em 2012, chegando a atingir a marca de 105 aprovações.

Em 2013, Priscila Borges se licencia da instituição para assumir um concurso público na área bancária. No seu lugar assume a professora Romilce Foram mais de 90 aprovações. É preciso frisar que durante esse ano letivo o cursinho contou com 2 turmas totalizando um universo de 100 educandos.

            Em 2014, Priscila Borges reassume a coordenação e o número de aprovados voltou a atingir essa marca. Nos vestibulares do ano seguinte – 2015, o cursinho superou a marca de 100 aprovados.

            Muitas dessas aprovações se deram em carreiras como Direito, Psicologia Odontologia, Engenharia e até Medicina nas universidades e institutos de educação superior mais renomados como UFBA,UESB, UNEB, UESC, UEFS, IFBA, UFRB, UNIVASF, UFOB, entre outras.

Atualmente a instituição é coordenada pela professora Thaíla Assunção, doutora em Física pela Universidade Federal de Alagoas que vem buscando consolidar e aprimorar os serviços ofertados.

            A cada ano o cursinho buscou qualificar seus trabalhos através da contratação de professores compromissados e experientes. Mesmo em áreas carentes de profissionais habilitados como Física e Química, a instituição conta com professores que possuem formação específica nessas disciplinas. Isso também é válido para todos os demais componentes curriculares. No corpo docente há especialistas, mestres e doutores.

            Ao longo dessa trajetória, a prefeitura municipal sempre contribuiu de forma incisiva para esse sucesso remunerando com dignidade seus docentes e dando total autonomia de trabalho. Isso fica nítido na infraestrutura ofertada: salas climatizadas com assentos estofados, boa localização, entrega gratuita de material didático como módulos e apostilas diversas.

Recentemente foram adquiridos módulos de excelência a um custo considerável para oferecer o que há de melhor de material didático pré-vestibular para os nossos alunos. Essa aquisição é fundamental para nosso pré-vestibular manter a excelência do trabalho disponibilizado que já é referência em toda a Bahia.

Por Márcio Santos, Professor do Cursinho 

 

 

 

 


error: Conteúdo Protegido !!