Blog do Alécio Brandão

Manual do Umbu Gigante: conheça as técnicas de produção de mudas, manejo e cuidados outros.

O fruto símbolo do Nordeste brasileiro vem ganhando mais espaço entre as culturas do semiárido como uma das melhores alternativas de renda para uma região que tem um enorme potencial de produção deste fruto nativo – o Umbu Gigante que tem um mercado cada vez maior, é cultivado em Macaúbas em algumas propriedades rurais. Recentemente a Prefeitura de Macaúbas, através da Secretaria da Agricultura vem desenvolvendo um trabalho de expansão e incentivo ao plantio do Umbu Girante entre os agricultores locais. O Programa visa ensino de técnicas de enxertia na produção das mudas, bem como a construção de viveiros de mudas, as quais muitas destas estão sendo doadas para agricultores locais.

A ideia é tornar o município referência regional da produção de mudas e do fruto, como meio de renda complementar para as famílias de agricultores. Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, um galpão equipado para produção de polpas de frutas deverá ser construído no município, além da reativação de um já existente na região da serra, este foi construído na época para beneficiar o Buriti.

Mudas do Umbu Gigante, produzidas na Fazenda Bebedouro em Macaúbas.

Manual do Umbu Gigante foi produzido pela agrônomo Lindolfo Santos e Jacson Souza, num trabalho que participaram no curso do Sebrae, o Empretec. Segundo Lindolfo, o material é básico, simples, mas que pode auxiliar interessados. Recentemente a Secretaria da Agricultura produziu um vídeo num curso direcionado para agricultores de Veredinha.

Para ter acesso ao Manual do Umbu Gigante em PDF, CLIQUE AQUI. os autores autorizam sua impressão e reprodução, desde que seja informada a fonte.

Veja vídeo sobre enxertia do Umbu Gigante produzido pela Secretaria da Agricultura de Macaúbas .


error: Conteúdo Protegido !!