Blog do Alécio Brandão

Macaúbas São João 2019: “O Doce da Rapadura”… Tema retrata mais que forró, uma identidade cultural…

… Rapadura é um doce de origem açoriana ou canária em forma de pequenos tijolos, com sabor e composição semelhantes ao açúcar mascavo. Fabricada em pequenos engenhos de açúcar, surgiu no século XVI como solução para transporte de açúcar em pequenas quantidades para uso individual.Como o açúcar granulado umedecia e melava facilmente, os tijolos de rapadura eram facilmente acomodados em sacolas de viajantes, resistindo durante meses a mudanças atmosféricas.

A rapadura é feita a partir da cana-de-açúcar após moagem, fervura do caldo, moldagem e secagem. É considerado um alimento com maior valor nutritivo que o açúcar refinado pois, enquanto este é quase exclusivamente sacarose a rapadura possui outras substâncias nutritivas em sua composição“…

Eis ai, um pouco da história da Rapadura no Brasil, e sabemos que para nós é mais que isso, é uma identidade cultural, de nossa culinária e é retratada durante os festejos juninos deste ano como muita criatividade, dando-nos um alerta sobre a importância e do tamanho da responsabilidade que devemos ter com o Homem do Campo!

Macaúbas que tem quase 70% de sua população residente na Zona Rural, ainda tem “dívidas” sociais com este importante setor da economia e, mais que isso, tem “dívidas” com esta gente, que apesar das “amarguras” de se viver num ambiente considerado por muitos “inóspito”, têm estes sempre o largo sorriso e a doçura no olhar, próprio daqueles que sabem quão importante é ter a alma doce, como uma boa Rapadura!

Macaúbas sempre linda, mais ainda nestes tempos de “forrozear”, onde a cidade se “empeteca” para si e para os visitantes, de alta estima nas alturas, os macaubenses natos e adotados são os verdadeiros donos da festa, compartilham alegrias, sorrisos, as comidas, as bebidas, os espaços, com aqueles que aqui acham portas abertas, sem tranca, sem travas apenas o abraço amigo, o sorriso aberto e a alma adocicada com o Amor de servir!

Venha, Macaúbas te espera com o melhor da Rapadura!…

O Doce! 

A fábrica do melaço, do Doce, da Rapadura!

 

 


error: Conteúdo Protegido !!