Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: inicia período de queimadas, autoridades ambientais intensificam fiscalização.

O outono já se instalou! Conhecido também como Equinócio de Outono, fenômeno em que a luz do dia reduze-se gradativamente, e em seu ápice, torna a terra iluminada igualmente, onde dia e noite tem a mesma duração, entre os hemisférios Norte e Sul, época do amarelamento e quedas das folhas, onde a Caatinga começa a fazer jus ao significado do seu nome “Mata Branca”.

Período também, que, as pessoas começam a limpar seus quintais e terrenos. Sabendo disto, esta Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pede aos moradores que tomem alguns cuidados ao fazerem suas limpezas, sejam, em quintais, posses, terrenos baldios e até mesmo em áreas rurais, no preparo da terra. Certifique-se que estão fazendo a coisa certa, e procurem os órgãos municipais resposteis para orienta-los.

No caso de limpeza de terrenos urbanos, procurem as Secretarias responsáveis, que darão destinação aos detritos, evitando assim, a queima, que prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas.

E nas áreas rurais onde a proporção de risco de incêndio florestal é maior, procure-nos, pois a consequência de uma queimada descontrolada pode ser de grande proporção, invadindo propriedades vizinhas, queima de equipamentos e máquinas agrícolas, cercas, pastos e outros cultivos, lembrando que os danos indiretos, além da poluição, afetam linhas de fiação elétricas, propicia baixa visibilidade nas estradas, causando acidentes e até mesmo mortes.

Todos os cidadãos devem ter consciência das consequências geradas pela queimada, elas trazem muita fumaça e fuligem, prejudicando a fauna e flora, causando doenças respiratórias às pessoas, e em alguns casos levam até a morte.

Evite transtornos e multas, cidadão consciente, é aquele que cuida do bem estar de sua comunidade.

(Informe enviado pela Secretaria de Meio Ambiente de Macaúbas)


error: Conteúdo Protegido !!