Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: em uma semana município registra 32 casos de Covid-19. Surto roda região!

Além de Macaúbas que apresentou um pico no aumento no número de casos, outro municípios como Botuporã, também apresentou nesta semana uma aumento considerável. Nos últimos sete dias, Macaúbas registrou 32 novos casos, estando hoje com 38 casos ativos, somente neste mês de julho foram contabilizados 116 novos casos, o que elevou os números totais para 2.171 casos! segundo informações dos boletins diários do município. Outro aumento expressivo foi o número de óbitos, somente neste mês foram registrado mais 04, representando um aumento percentual de quase 30%, passando de 14 para os atuais 18.

Fonte SESAB

Ainda não foi encontrada a nova cepa Delta, de origem indiana, circulando na região, no entanto, a sua presença não é descartada, visto que o sequenciamento genético é precário a nível de Brasil, imaginem na nossa região!… É certo afirmar que com o advento da vacina, a proliferação da infecção tem sido reduzida, por outro lado, os cuidados individuais e coletivos têm sido relaxados, isso é reflexo da falta de campanhas de conscientização por parte as autoridades de saúde tanto local, estadual e nacional.

Espera-se que agosto possa haver uma redução nos casos, já que o Ministério da Saúde estuda em antecipar a segunda dose da vacina Pjizer, dos 3 meses atuais para 21 dias, o que poderá ajudar no controle da infecção viral pelo novo Coranvirus. Por outro lado ainda é grande o número de pessoas que ainda não toram a segunda dose, as quais já deveriam ter sido ministrada e a razões para o não retorno vão do esquecimento, falta de vacina e até falta de paciência!  Hoje, segundo Boletim da Sesab, Macaúbas têm 10.410 pessoas vacinas com a segunda dose, um dos maiores índices do Estado.

 


error: Conteúdo Protegido !!