Blog do Alécio Brandão

MACAÚBAS EM CHAMAS: TRÊS NOVOS FOCOS DE INCÊNDIO SÃO IDENTIFICADOS NA REGIÃO DE CURRALINHO.

Fogo sem controle destrói grade área de mata.
Fogo sem controle destrói grande área de mata.

Novos focos de incêndio são identificados próximos as comunidades de Curralinho e Canto no interior do município de Macaúbas, no fim de tarde desta terça feira, 1º de outubro.  São três focos de incêndio, pelos menos dois deles foram identificados como “sem controle”.

Uma vasta área de mata está queimando e tende aumentar com o passar do tempo, pois não foi visto nenhuma ação de combate ou controle. As causas já são conhecidas, pequenos agricultores usam da velha prática da queimada para “limpar” o terreno e não tendo controle sobre o fogo, muita das vezes por não usarem das práticas de segurança, com o forte vento “faíscas” são levadas e atingem locais de mato fechado e seco devido a longa estiagem.

A solução é esperada pelas chuvas que prometem cair a partir de segunda feira (07), até lá muitas árvores e animais serão destruídos, isso se a promessa da chuva acontecer nas regiões que sofrem com os incêndios florestais.

Somente no ano passado foram identificadas mais de mil focos de calor e mais de dez mil hectares de mata foram destruídas e ninguém foi responsabilizado.

A cortina de fumaça pode ser vista ha quilômetros.
A cortina de fumaça pode ser vista ha quilômetros.

A Secretaria de Meio Ambiente ainda não emitiu nenhuma nota oficial sobre o assunto. Não se sabe como está a situação de uma grande queinada que acontece na região de Canatiba, nas comunidades de Soen e Marinheiro. A mata queima há vários dias. A região é forte fornecedora de madeira.

DSCN6402

As queimadas veem destruindo grandes áreas de mata em Macaúbas, fauna e contribuindo com o efeito estufa, enquanto isso, as autoridades não responsabilizam os autores destes crimes ambientais – há uma prática de negligência por parte também da comunidade que não denuncia atos como estes.

DSCN6401

As chamas avançam sem controle e nada é feito – estas imagens foram registradas no fim da tarde desta terça feira 01 de outubro.


error: Conteúdo Protegido !!