Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: Colégio Municipal Selma Nunes fica em 3º lugar como “Escola Referência na Bahia”

Secretário Estadual da Educação
Organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a premiação foi transmitida pela Web TV UNDIME e pelo canal do Youtube da SEC.
 Em primeiro lugar ficou o Colégio Estadual Félix Mendonça, de Itabuna,  com o projeto “Escola viva: ação, escuta, acolhimento e aprendizagem”, já o Colégio Estadual Eliel Martins, no município de Ouriçangas,  ficou em segundo lugar, com o projeto “Estratégias pedagógicas no contexto da pandemia” e o Colégio Municipal Selma Nunes, em Macaúbas, com o projeto “Escola-família: fortalecendo vínculos durante a pandemia”, que garantiu o terceiro colocado. Os três projetos premiados estão entre as 339 unidades escolares da Bahia que inscreveram relatos de iniciativas inovadoras. Os mediadores ressaltaram que, ao longo da pandemia, a SEC e a UNDIME mobilizaram e orientaram suas redes para o desenvolvimento de projetos que promovessem o acolhimento da comunidade escolar, mitigassem a evasão, promovessem aprendizagens múltiplas e garantissem a promoção da empatia e da colaboração entre os pares.
O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do Prêmio Gestão Escola para toda a rede estadual. “Esta é uma agenda muito emocionante e recompensadora, no sentido de que aqui estamos para reconhecer os esforços de cada diretor, de cada diretora, de cada gestor dos Núcleos Regionais. Dizemos sempre que o gestor cuida do patrimônio físico, do prédio, dos equipamentos, dos documentos, mas ele também cuida de pessoas e não é uma tarefa fácil. E nem sempre nós, gestores, temos a oportunidade de ter uma pós-graduação em gerir escolas e muito menos, pessoas. Nosso objetivo, ao participar do prêmio, é revelar as boas práticas nas nossas escolas em época de pandemia. Quero dividir este momento com o professor Raimundo Pereira (presidente da UNDIME-BA) e dar um bem-vindo aos professores, aos estudantes e aos gestores das redes estadual e municipais de toda a Bahia”.
Representando a UNDIME-BA, Raimundo Pereira, por sua vez, agradeceu e parabenizou as escolas pelas experiências pedagógicas que mantiveram a escola viva, criativa e acolhedora, apesar do momento peculiar. “Não foi fácil manter um projeto em um momento de pandemia. E quando a gente consegue selecionar três escolas baianas para representar esta premiação significa que elas fizeram bem o seu dever de casa e são vitoriosas. Essas três escolas estão representando todas as unidades escolares da Bahia e os obstáculos encontrados para chegarem até aqui foram compensados por este reconhecimento”.

O que é PGE?

O Prêmio Gestão Escolar, realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas.

O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

Atualmente entendemos que a gestão escolar é composta pela equipe escolar. Todos fazem parte da gestão escolar e devem ter corresponsabilidades tanto nas decisões quanto na implementação das ações, no acompanhamento e nos resultados alcançados.

O Prêmio se atualiza a cada versão e em 2020 teremos a Edição Especial: “Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?”

Veja o vídeo da “live” que anunciou os vendedores:


error: Conteúdo Protegido !!