Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: após denuncia sobre falta de médico no Hospital, Secretaria da Saúde emite Nota de Esclarecimento.

Após matéria postada no site Macaúbas Notícias do comunicador Marcos Sant’Ana, denunciando a falta por semanas de médico anestesista no Hospital de Macaúbas, o que ocasionou a não realização de cirurgias de parto cesariana, tendo que muitas gestantes “pegar o caminho” da cidade de Paramirim, que aparentemente tem melhor apoio à saúde que o município de Macaúbas que tem o dobro de sua população.

veja nota publicada do Macaúbas Notícias publicada em 27/09/18 e em seguida Nota de Esclarecimento da Secretaria da Saúde de Macaúbas.     

Centro Cirúrgico do Hospital de Macaúbas

  

                              “Hospital de Macaúbas não está realizando parto cesárea”              

“Segundo relatos há cerca de duas semanas, as gestantes que estão procurando o Hospital Municipal Antenor Alves da Silva em Macaúbas para ganhar seus bebês e necessitam realizar uma cesariana, estão tendo que se deslocar as pressas para as cidades vizinhas.

Devido ao fato de o hospital não estar contando com um médico anestesista.

Essa madrugada por volta da 2:30h uma gestante teve que se deslocar para cidade de Paramirim para realizar o parto de seu filho e por conta própria, uma vez que a Prefeitura também não está disponibilizando uma ambulância para fazer a transferência.

Uma situação de pânico para as gestantes e familiares, principalmente quem se desloca da zona rural que chega no hospital não são atendidas e não tem condições de pagar um transporte para Paramirim e se veem em uma situação desesperadora.”(Fonte Macaúbas Notícias em 27/09/2018) 

   Nota de Esclarecimento da Secretaria da Saúde de Macaúbas, em resposta a nota acima:       

                                                “NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que em virtude de um problema de saúde, um dos três anestesistas que atendem no Hospital Antenor Alves da Silva teve que se afastar para tratamento médico. Sendo assim, ficando sem atendimento deste profissional em alguns dias do mês e portanto, mantendo-se o atendimento normal nos dias referentes aos atendimentos dos outros dois anestesistas.

Diante desta situação e da pouca disponibilidade deste Profissional no Brasil, está ocorrendo dificuldade na sua contratação. Em razão disso, e nos dias da ausência deste profissional, todos os pacientes que são atendidos no Hospital, inclusive e principalmente gestantes, e que têm indicação de cirurgia estão sendo internados e transferidos por ambulância, em tempo hábil, para a realização do procedimento no município de Paramirim.

A Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços no sentido de prestar uma assistência integral e de qualidade a todos os pacientes que necessitam dos serviços prestados no Hospital Antenor Alves da Silva e todas as demais Unidades de Saúde. Desde já, colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento.”

(Fonte: Site da Prefeitura de Macaúbas em 28 de outubro de 2018) 

 


error: Conteúdo Protegido !!