Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: alunos da rede municipal de educação são premiados por bom desempenho na OBMEP.

Alunos e Professores são homenageados em solenidade

A Prefeitura de Macaúbas e a Secretaria Municipal de Educação em parceria com Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas realizou nesta quinta-feira, 19 de dezembro de 2019, a premiação da 2ª OBMEP NÍVEL A, homenageou os autores dos textos escolhidos para representar o município na Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” e os alunos que receberam menção honrosa na 14ª OBMEP 2014 (Nível I e II).

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – NÍVEL A é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).
Tem como público-alvo alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras e objetiva estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, promover a difusão da cultura matemática, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e identificar jovens talentosos.
A primeira fase foi organizada pela equipe citada acima (IMPA, SBM, MCTIC e MEC) e aplicada pelos gestores escolares que quiseram participar, assumindo as responsabilidades pela aplicação e correção de gabaritos e, em seguida, definindo quais alunos participariam da segunda fase, a qual fora organizada e aplicada pela Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de 24 finalistas.

Após conseguir realizar a prova com todos os alunos, seguindo normas preestabelecidas pela SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO para aplicação e correção, os nomes dos CLASSIFICADOS PARA PREMIAÇÃO foram divulgados e os estudantes do 4º e 5º ano, citados abaixo por ordem de classificação, foram convocados para o evento de premiação.

Amelinho diz que isso é resultado em investimento em educação
  • NATAN FABRÍCIO DE SOUZA CRUZ (1º lugar – Colégio de MARIA DA SILVA)
  • CAIO RICARDO SANTOS SOUSA (2º lugar – Aluno da ESCOLA DE TABOCAS)
  • MARIA LUIZA OLIVEIRA SILVA (3º lugar – Aluna da ESCOLA ALOYSIO SHORT)
  • PEDRO GUSTAVO SILVA BARBOSA (4º lugar – Aluno do COLÉGIO DE CONTENDAS)
  • LUCAS OLIVEIRA GUIMARÃES (5º lugar – Aluno do COLÉGIO SELMA NUNES)
  • MATHEUS OLIVEIRA BARBOSA (6º lugar – Aluno da ESCOLA FLAMIANO ALVES PIMENTA)
  • MARIANA SILVA SANTOS (7º lugar – Aluno da Escola de CAROÁ)
  • EMILLY LOARA OLIVEIRA LEMOS (8º lugar – Aluna da ESCOLA PADRE DURVAL SOARES)
  • GEOVANNA ROCHA AZEVEDO (9º lugar – Aluna da ESCOLA SELMA NUNES)
  • GABRIEL COSTA BASTOS (10º lugar – Aluna do COLÉGIO DE VÁRZEA VERDE)
  • ELIVÂNIA ARAÚJO SOUZA (11º lugar – Aluna do COLÉGIO DE GAMELEIRA)
  • GUILHERME DE OLIVEIRA (Menção Honrosa – Aluna do COLÉGIO DE VEREDINHA)
  • ANTÔNIO FELIPE NEVES OLIVEIRA (Menção Honrosa – Aluno do COLÉGIO DE LAGOINHAS)
  • EDÍLIO SANTANA DE OLIVEIRA (Menção Honrosa – Aluno do COLÉGIO DE LAGOA CLARA)
  • SÔNIA KELLY SILVA ABREU (Menção Honrosa – Aluna do COLÉGIO DE SÃO JOAQUIM)

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC. Essa Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Nesta edição (6ª edição), os textos escolhidos foram dos seguintes alunos:

GÊNERO POEMA

  • Márjorye Sabrina Silva Figueiredo (Colégio Selma Nunes)
  • Caíque Mesquita Silva (Escola Aloysio Short)

GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS

  • Niara Amanda Barbosa Oliveira (Colégio de Contendas)
  • Carol Oliveira Almeida (Colégio do Brejo Capitão Porfírio)

GÊNERO CRÔNICA

  • Érica Sousa Domingues (Colégio do Brejo Capitão Porfírio)
  • Carlos Junio Rêgo Oliveira (Colégio do Pajeú)

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área e se público-alvo é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

Receberam certificado de MENÇÃO HONROSA no município e foram homenageados agora em 2019 pelo feito:

  • ALEX LUÍS OLIVEIRA COSTA – COLÉGIO SELMA NUNES
  • CAROL OLIVEIRA ALMEIDA – ESCOLA DO BREJO CAPITÃO PORFÍRIO
  • EDUARDO HENRIQUE DOS SANTOS SILVA – COLÉGIO DO CANTO
  • VIVIANE OLIVEIRA REGO – ESCOLA MUNICIPAL DO PAJEÚ

Estavam presentes no evento, pais, alunos, professores, diretores (as), vice-diretores (as), o Secretário Jonaldo Silva de Sousa e o Prefeito Amélio Costa Júnior.

O Secretario de Educação Jonaldo Silva de Souza, deu boa vindas a todos, parabenizou os vencedores e enfatizou a importância da dedicação da família, das escolas e de toda comunidade no sentido de fortalecer o processo educacional. O Prefeito Amélio Júnior reforçou as palavras do Secretário, falou do sucesso das escolas públicas do município e dos planos para melhorias na área da educação.

Foi realizado o processo de premiação: primeiro lugar com um tablet, segundo lugar com um kit escolar, terceiro lugar com uma mochila e também foram entregues medalhas e certificados para os primeiros colocados até a 11ª colocação, certificado de menção honrosa para os professores e para os classificados até a 15ª posição.
Receberam os cumprimentos e certificado pelo bom desempenho dos seus alunos:

  • Professor Gilson de Jesus Teles do Colégio de Maria da Silva;
    Professor Robério Meira de Jesus da Escola de Tabocas;
    Professora Rosália Macedo Barbosa Amaral da Escola Aloysio Short.

Com a realização do evento destacou-se a importância do empenho de toda comunidade escolar na busca de um trabalho cada vez melhor em prol do desenvolvimento do educando nas escolas do município.

Logo após o evento a Secretaria de Educação distribui lanches para todos os presentes.


error: Conteúdo Protegido !!