Blog do Alécio Brandão

LAGOA CLARA: CÂMARA REALIZARÁ NA PRÓXIMA SEGUNDA, 07 – SESSÃO ITINERANTE.

Este deve ser o local da reunião em Praça Publica.
Este deve ser o local da reunião em Praça Publica.

Agendada para a próxima segunda feira, 07 de outubro, às 18:00h – sessão itinerante da Câmara Municipal no distrito de Lagoa Clara, há 65km de Macaúbas. A reunião deverá tratar dos seguintes assuntos:

01- Situação do atendimento na área de saúde do distrito;

02- Perda do Território para Riacho de Santana e suas consequências;

03- Situação do reservatório de água Lagoa Comprida;

04- Telefonia Celular na comunidade.

No início desta semana estiveram na comunidade o presidente da Câmara Marcos Pinto, o vereador Vá de Lindolfo e o líder comunitário Negão de Valmir – em vista a diversos pontos do distrito e em conversa com moradores locais nos preparativos para a sessão itinerante que é esperada pela comunidade.

Lagoa Comprida:

Lagoa Comprida: em risco o maior reservatório de água da região.
Lagoa Comprida: em risco o maior reservatório de água da região.

Recebidos por alguns moradores próximos a Lagoa Comprida, um importante barramento que armazena milhares de litros de água, única fonte pública que serve diversas localidades na região – a Lagoa Comprida está correndo sérios riscos de desaparecer devido a problemas de infiltração e soreamento. A barragem já não suporta mais o volume de água e caso ocorra na região chuvas fortes podem desestabilizar a barragem e ser rompida seu paredão.

Cratera que há anos vem aumentando...
Cratera que há anos vem aumentando…

Estrada que dá acesso ao Distrito de Lagoa Clara está sendo engolida por uma imensa cratera colocando em risco a segurança do tráfego na região. O buraco deve ter mais de 5 metros de profundidade e há anos a situação existe e nenhum gestor toma providências.

Outras crateras estão se formando ao longo da estrada que além de colocar em risco a segurança dos usuários leva material para dentro da Lagoa Comprida e causando assoreamento.

 

Eminente risco... Abandono e irresponsabilidade.
Eminente risco… Abandono e irresponsabilidade.

Território:

Macaubas4 (1)Com a transferência de boa parte do território de Macaúbas para Riacho de Santana, cerca de 20% , o que representou quase 400km2 – ou seja, área maior que os 319km2 de Irecê – Macaúbas perdeu incalculáveis receitas, repasses governamentais, além de sérios prejuízos ambientais, minerais e população – um dos maiores desastres dos últimos anos. Isso tudo por conta de negligência de seus administradores – há um entendimento que o processo de transferência seja inconstitucional, pois não houve consulta as populações interessadas.

No entanto, o caso é mais político do que jurídico ou administrativo, por trás desta “manobra” há grandes interesses econômicos e uma decisão a favor de Macaúbas num processo que não anda, poderia levar ao caos ou seja, poderia outros municípios que também perderam território seguir a mesma linha e também reivindicar seus territórios perdidos.

Veja outras imagens da região:

 


error: Conteúdo Protegido !!