A importância da atividade física na prevenção da Covid-19

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no período de quarentena devemos realizar atividades que melhorem ou mantenham nosso sistema imunológico fortalecido.

Você sabe o que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico, também chamado de imune ou imunitário, é o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes ou moléculas estranhas ao organismo.

O funcionamento do sistema imune depende da resposta coletiva e coordenada das células e moléculas diante dos agentes estranhos!

O sistema imune é dividido em dois tipos de imunidade:

▪ imunidade inata ou natural

▪ imunidade adquirida ou adaptativa (essa nós conseguimos melhorar ao longo da vida!

Hoje já se sabe que o exercício físico provoca alterações funcionais no sistema imunológico…

Mas você sabia que diferentes tipos e cargas de exercícios podem provocar alterações distintas nos parâmetros imunes?

Alguns estudos vêm demonstrando que o exercício moderado parece estar relacionado ao aumento da resposta dos mecanismos de defesa orgânica; enquanto que o exercício mais intenso e prolongado ou o treino excessivo parecem enfraquecê-la.

“Como vou saber se o exercício está sendo moderado ou intenso?”

Isso vai depender muito do tipo, duração, carga e principalmente do seu condicionamento físico. Por isso o acompanhamento de um profissional é tão importante! Ele conseguirá medir a intensidade do seu treino e recomendar o mais adequado para beneficiar a sua saúde!

Em tempos de pandemia, em que mais do que nunca a imunidade precisa estar funcionando 100%, uma boa alimentação aliada a um exercício moderado podem fazer total diferença na resposta do seu organismo ao vírus!

Tem alguma dúvida? Comenta aqui embaixo!

www.santanafitstudio.com.br

Fonte: https://avr.ifsp.edu.br/files/COMO%20A%20ATIVIDADE%20FISICA

%20PODE%20AUXILIAR%20NA%20PREVENCAO%20DA%20COVID19.pdf


Os comentários estão fechados.