Blog do Alécio Brandão

Greve da PM e seu impacto na sociedade

* Por Irlando Oliveira

(Imagem reprodução Google)
(Imagem reprodução Google)
Acompanhamos desde os últimos dias o movimento de paralisação da PM do Espírito Santo, cujos reflexos, imediatos, recaem na população daquele Estado, causando pânico e terror. Lojas saqueadas e um aumento significativo de homicídios, têm gerado espanto e perplexidade aos capixabas, como nunca se viu antes. As rotinas são alteradas, escolas deixam de funcionar, afetando até mesmo os grandes Shoppings. Um prejuízo imenso à sociedade, a qual tem sofrido demasiadamente nesses últimos anos, vez que jamais o crime esteve em tamanha vantagem e condições propiciatórias.
Como o governante deixa chegar a esse ponto? Essa pergunta nos inquieta, sobremaneira! Ora, para que haja um movimento paredista, são necessários inúmeros manifestos da categoria, os quais certamente não foram ouvidos, ou, quiçá, desprezados. Certamente não deram a importância devida e agora pagam um preço alto da sua própria incúria! Só que isso afeta toda a sociedade, que se vê refém de uma situação que poderia ter sido evitada, desde que se tivesse prevalecido o verbo parlamentar, tão esquecido nesses últimos tempos!
Nesse momento, os capixabas não têm jeito a dar, imediatamente! Uma resposta e um basta a essa situação de “sítio” a que foram submetidos! Sofrerão as agruras de algo que mexe profundamente com o tecido social, considerando, principalmente, afetar o inalienável direito de ir e vir do cidadão, garantido constitucionalmente. Afora os prejuízos que são incalculáveis!
Ultimamente, segurança pública representa a temática mais debatida aqui no Brasil, e isso tem sido sinalizado à saciedade! Caos no sistema penitenciário, inúmeras dificuldades das polícias, defasagem gritante dos seus quadros de efetivo, aliado aos do Ministério Público e Judiciário, são assuntos frequentemente debatidos pela mídia, e, ao que parece, pouco ou quase nada, efetivamente, vem sendo colocado em prática de modo a superarmos tais deficiências! Assim, só nos resta um brado: ACORDA BRASIL!!!
________________________________________________________________________
* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos.

error: Conteúdo Protegido !!