Blog do Alécio Brandão

Governo publica Edital para construção da Adutora do Zabumbão, projeto é orçado em mais de R$ 160 milhões.

A CERB, acaba de publicar em seu portal, o Edital para implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do Zabumbão, inicialmente orçado em R$ 160.735.000,00, deverá atender inicialmente cerca de 47 mil habitantes, com adução de 208 mil metros, conforme informações preliminares, o projeto deverá ter 10 estações elevatórias, 01 Unidade de tratamento, 09 Reservatórios e mais de 20 mil metros de distribuição.
Novela Zabumbão chega ao fim...
Novela Zabumbão chega ao fim…
Veja trecho do Edital:
A COMPANHIA DE ENGENHARIA HÍDRICA E DE SANEAMENTO DA BAHIA – CERB, empresa pública estadual, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia-SIHS, inscrita no CNPJ sob o Nº 13.595.136/0001- 35, mediante a Comissão Permanente de Licitação, nomeada através do Ato nº 003/2014, doravante designada simplesmente de COMISSÃO, torna pública, para conhecimento das interessadas, a abertura de licitação pelo – Regime Diferenciado de Contratação- RDC, destinada à contratação do objeto citado no subitem 1.1 deste Edital.
1. DO OBJETO E DA DISPONIBILIZAÇÃO DO EDITAL:
1.1. O objeto da presente licitação é a “Implantação de SIAA objetivando a ampliação da oferta de água das sedes municipais de Boquira, Paramirim, Caturama, Rio do Pires, Ibipitanga e Macaúbas e atendimento as localidades de Mocambo e Sussuarana no município de Ibitiara; Pitucy, Covas da Mandioca, Lagoa da Pedra, Morrinhos e Queimada Nova no município de Ibipitanga, no Estado da Bahia.”, com fundamento legal no inciso IV, art. 1º, da Lei nº 12.462, de 05 de agosto de 2011, de acordo com as exigências e demais condições e especificações expressas neste Edital e em seus Anexos;
1.2. Este Edital, com seus elementos constitutivos, será fornecido gratuitamente, somente através de download, no site da CERB: http://www.cerb.ba.gov.br/licitacoes_contratos/sistema_licitacao, mediante cadastramento.
1.3. Os elementos técnicos estarão disponíveis aos Licitantes na sede da CERB, na Comissão Permanente de Licitações (CPL). O projeto executivo composto de 11 volumes será disponibilizado em DVD, no mesmo endereço.
1.4. A obtenção do Edital por outros meios que não o acima, impede o controle e exime a CERB de comunicar, a quem tenha adquirido o Edital de forma diversa, eventuais retificações, alterações e esclarecimentos ocorridas no instrumento convocatório, bem como quaisquer informações adicionais. Informações:http://www.cerb.ba.gov.br
Apesar da resistência de células isoladas pela não excursão do projeto, tendo em vista o grande desperdício de água, como mostram as imagens, com sulcos abertos no leito do Rio Paramirim para irrigação sob a forma de inundação, e sistema de irrigação irregular para molhar plantação de palmas, o Governo do Estado, reconhece a necessidade humana e mais, sendo a barragem obra do Governo Federal é patrimônio de todos os brasileiros.
Desperdício, irrigação de Palmas com água do Zabumbão.
Desperdício, irrigação de Palmas com água do Zabumbão.

 

Sulcos no leito do Rio Paramirim, irrigam terras por inundação. Projeto irá contemplara uso racional das águas.
Sulcos no leito do Rio Paramirim, irrigam terras por inundação. Projeto irá contemplara uso racional das águas.

error: Conteúdo Protegido !!