Blog do Alécio Brandão

Governo da Bahia investe R$28 milhões em assistência técnica para povos e comunidades tradicionais

Como parte da programação da oficina de trabalho com as entidades executoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que acontece esta terça-feira (21), no Hotel Vilamar, na capital baiana, o Governo da Bahia assinou contratos para execução de serviços Ater, no valor de R$ 28 milhões, através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), atendendo ao conjunto de 7,2 famílias.  Este total inclui 3,6 famílias de segmentos dos povos e comunidades tradicionais, em uma parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

A ação, que já começa a ser desenvolvida nos próximos dias, é fruto das Chamadas Públicas de ATER SDR/Bahiater (001 e 002/2016), executa por dez entidades com experiência na prestação de serviços desta natureza, previamente cadastradas no Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). Os trabalhos são voltados à sustentabilidade de unidades produtivas familiares e dos povos e comunidades tradicionais, sendo contempladas, por exemplo, famílias quilombolas, dos povos indígenas, geraizeiros, além de fundos e fechos de pasto.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, informou que a contratação integra o montante de 40 mil famílias já atendidas com serviços de assistência técnica, de forma sistemática e continuada. “Chegamos, assim, aos territórios de identidade, com a política de desenvolvimento rural, levando formação e ações que melhoram os sistemas produtivos da agricultura familiar. Precisamos criar referências neste trabalho, que é uma conquista para as comunidades”, pontuou Rodrigues.

Para a titular da Sepromi, Fabya Reis, a iniciativa contribui para materializar o compromisso governamental de inclusão dos segmentos tradicionais, de forma transversal. “Trata-se da articulação de uma parceria institucional fundamental para a consolidação de políticas afirmativas no meio rural. São chamadas públicas pioneiras, com lotes exclusivos para os povos e comunidades tradicionais. Acreditamos que teremos experiências exitosas, inclusive com a inclusão expressiva de mulheres e jovens”, destacou Fabya Reis, ressaltando, ainda, que a medida cumpre o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado.

O superintendente da Bahiater, Ivan Leite, afirmou que “o evento de formação junto às instituições contratadas de ATER visa o fortalecimento dos técnicos para garantir a qualidade dos serviços que se inicia no mês de abril”.

Nota da Assessoria de Comunicação
Contato: (71) 3115-6766

error: Conteúdo Protegido !!