Blog do Alécio Brandão

Governo da Bahia anuncia concurso público e reajuste de salários para professores.

O governador Rui Costa e o secretário da Educação, Walter Pinheiro, anunciam várias ações que estão sendo implementadas para fortalecer o eixo pedagógico nas escolas estaduais, nesta terça-feira (07), no programa Papo Correria – que é exibido ao meio dia, ao vivo, pelo Facebook. Dentre os destaques estão o concurso público para professores e coordenadores pedagógicos, aumento salarial para os professores, investimentos em tecnologia para acesso a banda larga nas escolas e melhorias na infraestrutura das unidades escolares.

O novo concurso público na rede estadual de ensino ofertará 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores do magistério público, com carga de 40 horas semanais, e 664 para coordenadores pedagógicos, distribuídas nos municípios dos 27 Territórios de Identidade. O edital do concurso será publicado até esta sexta-feira (10), no Diário Oficial.

Conforme Rui Costa, o concurso irá contribuir para o fortalecimento e ampliação do projeto do Governo do Estado de Educação Integral da rede estadual. “O concurso vem para preencher uma lacuna deixada pelo término do contrato temporário do REDA e pelas aposentadorias. Serão dois concursos em um, que vão acontecer na mesma data. O concurso será territorializado, como forma de fidelizar os professores na região que escolheu, promovendo um maior vínculo entre o profissional e a comunidade local”, afirmou. O governador destacou, também, a ampliação da carga horária. “Pela primeira vez, os novos ingressos irão, efetivamente, concorrer a 40 horas semanais, o que aumentará a sua capacidade de entrega, contribuirá para a Educação Integral e o oportunizará um rendimento maior”.

O secretário Walter Pinheiro também falou sobre a distribuição de vagas para outras especialidades. “Estamos querendo experimentar, nesse concurso, algo muito importante que é trabalhar com a possibilidade de abrir vagas para a Educação Inclusiva. Nossa meta, também, é caminhar para uma escola que funcione o dia todo, com atividades culturais e cursos profissionalizantes. Daí a importância de termos professores com uma carga horária de 40 horas de dedicação à escola, bem como a presença do coordenador pedagógico em todas as unidades da rede estadual”.

Reajuste salarial
Durante o Papo Correria, o governador anunciou, também, o encaminhamento de um projeto de lei para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para o reajuste salarial dos professores em 14% até 2019, por qualificação. “Em breve, teremos novidades sobre a gratificação para os vice-diretores escolares”, completou. Além disso, foi ressaltado que o Governo está investindo na melhoria da infraestrutura das unidades escolares da rede, o que inclui a construção de 14 novas escolas, mais de 200 reformas e licitação para a ampliação de mais de 50 escolas, bem como para a cobertura de quadras esportivas.

Na oportunidade, o secretário Walter Pinheiro afirmou que todos os colégios estaduais localizados em Salvador já estão recebendo cabeamento de fibra ótica e rede wifi para o acesso à rede de internet, que será compartilhada com a comunidade do entorno, fora dos horários de funcionamento das escolas. “Além disso, estamos negociando com um servidor de satélite e provedores de internet a ampliação do acesso à banda larga para todas as escolas da rede estadual”, enfatizou.


error: Conteúdo Protegido !!