Blog do Alécio Brandão

Fundação Cultura Prof. Mota tem novo Corpo Curador: tem a missão do legado do próprio sangue!

… Prédio do Museu e Fundação e o “dono” das chaves: Neco… (Foto Alex Oliveira) 

Em assembléia geral realizada na sede da Fundação Cultural Prof. Mota, prédio inicialmente morada do primeiro intendente do município Capitão Porfírio Brandão e antes de ser sede da Fundação, foi adquirido de membro da família com recursos particulares do seu fundador e mantenedor  o Prof. Ático Mota, que em agosto de 1972, criou a Fundação em homenagem ao seu pai, o Prof, Mota, também advogado “prático” (rábula, no melhor sentido da palavra)… A Fundação, inicialmente mantinha a única biblioteca pública em Macaúbas, funcionou também numa casa na rua Dr. Vital Sores (onde é hoje o comercial Jackson), ficou ali por alguns anos abandonada, até que no fim da década de 80, o prof. Ático, decide mudar-se para Macaúbas e instala permanentemente na casa de seus país a sede da Fundação, adquire por cessão de uso o antigo prédio do Fórum de Macaúbas, construído pela família Leão para receber um Bispo com promessa de Macaúbas se tornar uma diocese…

… Retornado: em assembléia geral realizada em 17/08/2018, foi eleita nova composição de seus corpos administrativos, fiscal e auxiliares:

Curadores… É do que precisa um paciente em estado grave!…

01- Conselho Curador: Eliane Mota -Presidente e membros: Alan Figueiredo e Jakson Sousa

02- Conselho Fiscal: Liane, Roselene e Aloísio Rebonato

03- Conselho Consultivo: Maria José, Joaquim Moisés, José Adilson, Antônio Chaves, Luciano, Ystenil Fabrício, Eliel.

04- Comissão de Eventos: Erleide Cunha Morais, Maria do Amparo Vasconcelos Mota e Acidália Paula Pereira dos Santos Figueiredo.

05- Diretor Executivo: Eduardo Cambuir Jr.

Uma parceria que só o tempo interromperá….

O “estudante”, professor, escritor, poeta e historiador, antes de tudo “cria” de se mesmo, “empurrado” por livros e leitura, os quais inevitavelmente levam a escrita e neste ciclo vicioso: “ler e escrever”, faz-se livros e meninos e cria-se um universo paralelo a este que é comum a todos… Alan, antes aluno do CEAS, hoje diretor, antes “visitante” assíduo da Fundação, “ontem” presidente… A sua passagem como “chefe” do Corpo Curador, foi de estabilização, de enxugar as lágrimas, de avaliações… E no “escuro” a reflexão é a melhor saída visto que, um passo pode-nos levar ao abismo sem retorno…

… Meia vida presidente e presidente por toda vida!…

A Presidenta!… Sem neologismo: a presidente!

Eliane Mota de Figueiredo, antes de ser sobrinha do prof. Ático é neta do seu pai… A Fundação que leva o nome do seu avó, foi por mais de 40 anos presidida pelo homem que dizia que não poderia  “ser sineiro de mim mesmo”, sem vaidade aparente, foi o que é… A Fundação Cultura Prof. Mota, tendo agora seus destinos guiados também por uma “genuína” que tem a missão de conduzir da melhor forma o nome e o sobrenome dos seus, mais que isso um legado que não deve ficar “largado”!…


error: Conteúdo Protegido !!