Blog do Alécio Brandão

Folcloreando: exposição da Creche Mercedes Rosa dos Santos

1175694_211192332377389_1663877138_n

Nesta quinta-feira (29) a Creche Municipal Mercedes Rosa dos Santos realizou mais um de seus brilhantes projetos, foi a vez da Exposição multiartística intitulada Folcloreando. Conforme informações do Facebook da Prefeitura de Macaúbas.

Durante algumas semanas o Folclore, nossa cultura popular em todos os seus aspectos e manifestações artísticas, tem sido o tema de diferentes trabalhos envolvendo todas as turminhas da Creche.
As crianças tiveram a oportunidade de experimentar brincadeiras e sabores que fazem parte da nossa cultura e já não estão tão presentes no nosso dia-a-dia. Aprenderam em oficinas a confeccionar brinquedos folclóricos e os seus famosos personagens a partir de material reciclável. Folhas, pedras, terra, tecidos, papeis diversos, tinta, lãs, e todos os mais variados tipos de materiais foram utilizados na confecção do mural folclórico que se destacou dentre tantos outros encantos. A música, literatura, o teatro e a culinária folclóricas também foram vividas pelas crianças neste período.


Segundo informações do Blog da Mercedes Rosa: “ Trabalhar o folclore, além de ser de uma riqueza enorme, é muito divertido! Podemos explorar todos os tipos de artes, além de inventarmos muitos outros…pesquisas, dedoches, fantoches, pintura, teatro, música, reis, colagem, artesanato… estão sendo desenvolvidas muitas atividades! As crianças não estão apenas aprendendo, elas estão vivendo o folclore, como diz o próprio nome do nosso projeto”.
A culminância do Projeto se deu hoje com a exposição de todo o material de muitas cores e texturas, de artesanato desenvolvido nas oficinas, de pratos típicos, de música, de dança e de teatro. No teatro tivemos as apresentações de Reisado,além da peça “O aniversário do Saci”e do musical “A linda Rosa Juvenil”, todos com participação dos próprios alunos.
O cuidado, o carinho, a pesquisa e a transmissão de bons valores, boas estórias e da nossa cultura fizeram parte de todo este processo desenvolvido pelos excelentes profissionais que compõem o quadro de funcionários da Mercedes Rosa.
Algumas escolas levaram seus alunos para visitarem esta brilhante exposição como a Creche Municipal Amélio Costa, O Sonho de Talita e a Escola Selma Nunes Infantil.

(Fotos reproduzidas do Facebook da Prefeitura de Macaúbas)

Clique aqui e veja o post original.


error: Conteúdo Protegido !!