Blog do Alécio Brandão

Fogo em terreno baldio próximo a UPA de Macaúbas causa incômodo a pacientes e servidores.

16 de Julho de 2020… No mesmo dia que o Governo Federal decreta proibição de queimadas em todo território nacional, um incidente ocorrido no bairro de habitação popular, segundo informações da Defesa Civil de Macaúbas, quasse duas hectares de terra em chamas no fundo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ficou em chamas durante horas… Segundo informações a Defesa Civil foi acionada e com auxilio de moradores foram contidas as chamas. A fumaça adentrou nas dependências da unidade de saúde que é referência no tratamento de pacientes com o Covid-19, prejudicando assim, a frágil saúde dos ali internados que precisam de “ar puro” para o pleno restabelecimento da saúde,além de ter prejudicado moradores e servidores da unidade.

Em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, a mesma informa que o proprietário do tereno  não sabe da origem do fogo, bem como vizinhos e moradores, no entanto, o fogo não “nasceu sozinho” e, ninguém foi e nunca será responsabilizado!

A incidência de queimadas em Macaúbas nesta época, principalmente em centro urbano é grande, e nunca se acha o responsável, o qual “parece” receber “proteção” dos vizinhos e de toda sociedade!…

Há no município uma legislação que proíbe a pratica de queimadas em centro urbano, bem como obriga os proprietários destes lotes a mante-los limpos e murados sob pena de multa. No enanto, a legislação é ignorada principalmente por quem deve fiscalizar: o município e seus órgãos de controle e fiscalização.

E enquanto isso, reina em Macaúbas a fumaça e os piromaníacos!

 


error: Conteúdo Protegido !!