Fique por dentro: Ciclo Menstrual e exercício físico.

Treinar ou não treinar durante o período menstrual? O ciclo menstrual e os exercícios físicos sempre geram dúvidas, quanto a interferências hormonais decorrentes de cada fase. A primeira fase é a folicular, que segue a menstruação e é caracterizada por baixos níveis hormonais, com presença dominante do estrogênio, fase em que costuma haver maior resistência à fadiga; a segunda fase é a lútea, após a ovulação e antes da menstruação, envolve elevados níveis de estrogênio e principalmente progesterona interferindo positivamente na disposição e favorecendo na construção da musculatura. Outro ponto marcante é a menstruação. Segue então a questão, se seria necessário adequar o treino às mulheres, e sua relevância na performance feminina. Diante dessas questões, estudos mostram que não é normal ocorrer grandes prejuízos no rendimento em nenhum momento, e não há necessidade de adequação do treino para cada fase, exceto em casos específicos em que o treinador deve adequar o treino, assim, deve-se treinar bem em todas as fases, pois durante a realização de exercícios físicos, ocorre a vasodilatação, o que melhora a irrigação sanguínea nos músculos e alivia as contrações do útero, dessa forma, os neurotransmissores liberados no exercício também têm ação analgésica, ou seja, aliviam dores e desconfortos.

Antes de iniciar qualquer atividade física, procure um profissional de Educação Física qualificado…Bons Treinos!

Leitura Consultada: GUEDES, Dilmar Pinto. Musculação: estética e saúde feminina. 4 ed. São Paulo: Phorte, 2012.

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