Blog do Alécio Brandão

“Filhos da Liberdade”: pássaros soltos pela Secretaria de Meio Ambiente procriam em seu habitat .

Monitoramento mostra os resultados do Projeto

Conforme nota da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Meio Ambiente de Maca´buas,  dando continuidade ao projeto denominado PÁSSARO LIVRE relacionado à APREENSÃO e SOLTURA de aves silvestres, vem mostrar alguns resultados animadores, Como pode ser visto nas imagens, os animais soltos, que estão sendo monitorados pela equipe técnica, e com ajuda de particulares, em uma área preservada, com presença de alguns primatas e outros animais, adaptaram-se e estão se reproduzindo gradativamente, aumentando a quantidade de indivíduos e gerando grandes expectativas para que nosso município recupere não só esta espécie de ave que é o nosso Canário da Terra (Sicalis flaveola), mas também outras como: azulão (Cyanocompsa brissonii), papagaio(louro) (Amazona sp.), coleirinho (Sporophila caerulescens), papa-capim (Sporophila nigricollis), tiziu (Volatinia jacarina) entre outras que não se vêem mais em abundância nossa região.

Vejam que os animais em liberdade podem sim se adaptarem e reproduzirem. Com a ajuda de todos, podemos ampliar ainda mais este projeto, apreendendo as aves silvestres criadas em cativeiros por cidadãos ainda inconscientes do mal que podem causar com tal prática. A idéia e ampliar o projeto, soltando esses animais nas matas no entorno, da nossa cidade, bem como nas matas próximas a localidades rurais, após serem avaliados e triados, fazendo com o que as aves fiquem mais próximas, facilitando a fiscalização e monitoramento por parte da Equipe Técnica e comunidade consciente, dificultando assim a ação dos infratores, mas isso só será possível com a colaboração de todos.

Vale ressaltar que, Apesar do apoio da maioria da população macaubense e região, esta secretaria tem encontrado resistência de algumas pessoas, que não se sensibilizaram com o projeto. Projeto esse tão nobre! Mas são válidas tanto as criticas construtivas quantos as negativas, através delas buscamos nos adequar, e anexar em nosso atendimento e na melhoria de nossos projetos, corrigindo nossas falhas e aperfeiçoando as partes positivas.

O projeto está em curso, buscamos parcerias com a comunidade e em breve serão estendidos às empresas, e assim, tornaremos a fauna nativa do nosso município cada vez mais exuberante, para que deixemos esta consciência ambiental em forma de legado para as novas e futuras gerações, como esta pontuada em nossa Carta Magna em seu artigo 225.

Contatos para Denuncia/Sugestões:

Fone: 77 3473:1916 e Cel.: 77 98145-7410

E-mail: [email protected]

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Fonte: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/constfed.nsf/16adba33b2e5149e032568f60071600f/62e3ee4d23ca92ca0325656200708dde?OpenDocument


error: Conteúdo Protegido !!