Blog do Alécio Brandão

Festejos Juninos: rojões e fogueiras X animais e árvores.

Enquanto você de diverte, animais domésticos entram em pânico (Imagem reprodução)

* Job Jander

Mais um ano de festa junina, pessoas felizes, familiares que chegam, em fim, muita alegria, Graças ao Bom Deus. Mas gostaria de aproveitar o espaço, e, além de deixar aqui os meus mais sinceros votos de Boas Festas a todos, quero lembrar aos donos ou criadores de animais domésticos e exóticos, ou mesmo, quem vive em áreas rurais, e compartilham quase que o mesmo espaço geográfico com animais silvestres; que alguns deles, principalmente mamíferos e pássaros,  possuem uma audição, muito superior aos dos seres humanos, alguns chegam a ouvir quatro vezes mais que nós, lembrando que a audição dos répteis variam de acordo com as espécies, e os anfíbios, os ouvidos com columela (desenvolvida a partir de ossos mandibulares dos peixes) e tímpano externo (sapos e rãs), permitindo uma ampliação dos fracos sons transmitidos pelo ar.

Sensibilidade a flor dos “ouvidos”

Por este motivo, alertarmos, que quem tem seus animaizinhos domésticos ou exóticos (no ultimo caso com permissão ou autorização dos órgãos ambientais competentes), que neste período junino, devido ao barulho e luminosidade dos fogos, alguns animais podem sentir-se incomodar, apresentar fobia, entrar em pânico ou podem ater mesmo terem ataques de convulsões; nesta época também são relatados bastantes casos de animais desaparecidos, pois fogem de suas casas, em busca de abrigos em locais distantes, longe do barulho intenso, e a maioria deles, não consegue mais encontrar seus donos.

Como detectar alguns sinais de estresse:

No caso de canídeos (latim científico: Canidae) constituem uma família de mamíferos digitígrados, da ordem dos carnívoros, que inclui o Cão, tentam se esconder, pular janelas, esbarrar em móveis, ficar agressivo, latir muito e chorar; e no caso de família Felidae (os felídeos) gatos, e felinos como membros, tentar fugir e/ou morder e arranhar os seus donos.

Como Acalma-los:

Diante da situação do barulho produzido pelos artefatos explosivos (bombas caseiras), cabe ao dono manter-se calmo e seguro, mesmo que o animal se agite. Este comportamento fará com que o Pet se sinta tranquilo e confiante, nunca acaricia-lo, ou coloca-los no colo, esta atitude pode agravar o temor do animal, fazendo com que ele se sinta acuado e procure sempre proteção, e sem queres podem machucar (arranhar ou ferir) seus donos.

Outras Precauções:

Fique sempre próximo ao seu amiguinho; certifique-se que não haverá local por onde ele possa fugir; providencie um local adequado, protegido e aconchegante para ele permanecer, longe de janelas ou locais que o barulho seja mais intenso; busque oferecer brinquedos novos para que ele se distraia; evite passear no momento da queima de fogos; procure alimentá-los antes dos barulhos originados das festas e o principal, NUNCA LEVEM OS SEUS ANIMAIZINHOS PARA LOCAIS PRÓXIMOS A QUEIMA DE FOGOS.

Fogueiras Juninas:

Vale salientar, que há uma grande tradição de queima de fogueira, Segundo Luciana Chianca, tais feitos conferiram a João Batista um lugar de honra entre os santos católicos: ele é o único do qual se comemora, assim como Jesus, o dia do nascimento e não o da morte, como os demais santos.

 Valendo-nos disto, lembramos que as árvores são seres vivos, por isso, e devido ao constante desmatamento que vem ocorrendo, durante anos, não só no nosso município, mas em todo Globo, devemos optar em usar materiais lenhosos (madeira morta), nas fogueiras, evitando assim, derrubada de árvores, degradação ao meio em que vivemos e minimizamos assim os impactos ambientais.

Pet: vem de um significado muito fofo, e antigo. Os primeiros registros desse termo usado para animais de estimação são de 1530, da Escócia e do dialeto do norte da Inglaterra. E nessa época pet era usado como sinônimo de “animal preferido”.

Boas Festas e Divirtam-se Muito!

_________________________________________________________________________

*Job Jander Pinto da Purificação é Tecnólogo em Gestão Ambiental e Graduado em Direito Ambiental

Referencias:

http://ethosanimal.com.br/os-caes-e-os-fogos-de-artificio/

https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=repteis+possuem+audi%C3%A7%C3%A3o+sensivel

http://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/classe-anfibia

(http://www.tribunadabahia.com.br/2013/05/30/qual-origem-da-fogueira-de-sao-joao

http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/planta-sente-dor/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Artefato_explosivo_improvisado

https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=J-NGWf33D8OHmQHW-aoI#q=significado+Pet   


error: Conteúdo Protegido !!