Blog do Alécio Brandão

Fazenda Experimental: Macaúbas assina convênio para dar inicio a projeto. Iniciativa tem frango no cardápio!

Frango: BA déficit de 70% (Imagem ilustrativa)
Em nota, usando as redes sociais, a Prefeitura de Macaúbas, divulga assinatura de contrato/convênio para implantação da Fazenda Experimental, a “universidade do homem do campo”. Segundo nota, inicialmente será operada como “incubadora” de um projeto de criação de frango em grande escala, para isso, está sendo “costurada” uma rede parcerias com diversas instituições publicas e privadas. A intenção da “incubadora” é a capacitação de produtores rurais neste segmento que só cresce e há, segundo consta na Bahia, déficit na oferta de frangos e derivados. Diz o coordenador do projeto Almir Eloy, da Associação Baiana de Avicultura, que o estado baiano só produz cerca de 30% do que consome. Veja nota emitida sobre o assunto:
Leo Madureira, (presidente do Consorcio Vale do Paramirim) Aloisio e Almir Eloy
“A Gestão Municipal vem buscando desenvolver projetos e ações que tragam desenvolvimento e crescimento para o município e toda a região. Nesta sexta-feira, 17 de setembro de 2021, realizamos o Ato de aprovação do Projeto de Abatedouro de Aves. O encontro contou com a presença do representante do Consórcio Bacia do Paramirim, Leonardo Santos e do Prof. Almir Eloy Gestor do Conhecimento.
O ABATEDOURO DE AVES será instalado na FAZENDA EXPERIMENTAL DE MACAÚBAS que já tem instaladas as unidades de processamento de leite (COOPLAMAC) e a casa do mel, que brevemente entrarão em operação. Agora, foi demarcada uma área de 07 hectares para a instalação de equipamentos modelos das cadeias produtivas da avicultura e da suinocultura. Inicialmente será instalado um abatedouro de aves de pequeno porte, com capacidade de até 1.000 aves/dia, seguido, a médio prazo, de uma granja para 25.000 aves e, a longo prazo, uma fábrica de ração animal, que servirão de referência para os produtores da região interessados no segmento.
A retaguarda científica e tecnologia está assegurada pelo Acordo de Cooperação firmado entre a UFRB, EMBRAPA, FAEPE e a Associação Baiana da Avicultura – ABA, que inclui o município de Macaúbas como beneficiário. O projeto também consta do Planejamento Estratégico da Agropecuária Baiana, executado pela SEAGRI/BA (2011 – 2023) e contará com o apoio das instituições que compõem a Câmara Setorial da Carne – Aves e Suínos.
Todo o arranjo institucional está sendo colocado à disposição dos produtores rurais e empresariado local na sede da Fazenda Experimental no Povoado do Leite que está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, através do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, compartilhando a equipe técnica do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim.”

error: Conteúdo Protegido !!