Blog do Alécio Brandão

Fala Cidadão: usuária diz que só foi atendida após três horas de espera em fila de banco em Macaúbas.

Imagem reprodução

Em rede social na interne usuários do sistema bancário põem a “boca no trombone” e reclama de lentidão em atendimento nas agências bancárias da cidade de Macaúbas. Segundo uma usuária, que esperou três horas na fila para ser atendida, já outra diz ter entrado na agencia as 10h00 e só foi atendida as 17h00.

…”Fui ser atendida exatamente três horas depois“.. Desabafa a usuária em rede social, exibindo no seu perfil imagem da senha da agência bancária. E para seu consolo, outra usuária informa que ficou nada menos que cinco horas:  …”Ha uns dias cheguei la as 10h da manhã e sai as 17:00h.
Segundo o Presidente da Câmara de Vereadores de Macaúbas, o vereador Anderson Gumes, está em estudo a implantação no município uma Unidade do Procon em convênio com o Legislativo Municipal e já está sendo criada condições para a implantação da Ouvidoria Municipal, com 0800 e outros meios para o cidadão ter a quem e onde recorrer, bem como Assessoria Jurídica.

Fique por dentro:

segundo entendimento dos advogados Jairo e George Melo Advogados Associados em matéria publicada no www.jusbrasil.com.br – diz que não há uma lei específica (o que poderia ser uma lei federal) que determina o tempo do usuário na fila,  cabendo principalmente ao município legislar sobre o assunto. Veja trecho da matéria:
O tempo limite de aguardo, por exemplo, não está previsto em apenas uma “Lei da Fila de Banco”. O poder de legislar sobre o assunto é de responsabilidade das esferas estaduais e municipais, e cada localidade o trata de acordo com as próprias peculiaridades.

“Não há um tempo exato de espera em filas de atendimento de estabelecimentos bancários, como 15, 20 ou 40 minutos. A precisão temporal varia de um lugar para o outro, com ênfase nas características de determinada cidade ou estado. Um município do interior, por exemplo, geralmente leva em consideração a circulação de pessoas em dias de feira livre, o que não é necessário ser pensado em capitais”, pontua o advogado Marcelo Pimenta Cavalcanti, integrante do escritório Jairo e George Melo Advogados Associados.

O profissional ainda destaca outras variáveis. “É comum que em vésperas ou dias que seguem feriados prolongados, ou ainda em datas de pagamento do funcionalismo público, o tempo de espera seja estendido”, acrescentou.

Como se proteger?

Grande parte da população acredita que somente esperar por atendimento por um tempo superior ao previsto na legislação confere o direito a obter uma indenização. Pimenta explica que não é bem assim.

“Há casos em que a espera demasiada foge da normalidade, deixando de ser um mero aborrecimento tolerável para se transformar em algo mais sério, anormal. Não há dúvidas de que o tempo desarrazoado constitui um fator importante para justificar uma compensação de cunho moral, mas ele não é essencial. O primordial é saber o malefício que a situação de espera trouxe ao ser humano, na condição de pessoa digna”, destaca.”

Por fim, fica ai a bola para a Câmara de Vereadores de Macaúbas. O blog não consegui manter contato com a agência do banco em questão. No entanto, espaço fica aberto para interessados através do e-mail da redação do blog: [email protected]


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