Blog do Alécio Brandão

Fala Cidadão: Segundo estudo de um macaubense, a Bahia não tem leitos de UTI suficientes para a população.

                                                                   

O estudo segundo consta foi feito por Willian Guedes Menezes, formado pela UFBA, radicado em Salvador, fez um estudo preliminar sobre a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI – pelo mapa “do abandono”, a nossa região é gravemente afetada com essa oferta, sendo a cidade mais próxima Guanambi, há 200km, a depender da gravidade do paciente ele não chega até lá a tempo…

Macaúbas, perdeu seu protagonismo regional, isso se deu com as novas estratégias dos últimos governos, concentrando bens e serviços do estado em centros maiores, a exemplo com a “mortalidade” das regionais, da educação e saúde, na desculpa de “enxugar” a máquina pública, eles enterram vidas e aumentam o custo de se viver!… Numa situação como esta é que se ver que o Vale do Paramirim, é na verdade o “vale da morte”, prefeitos como “baratas tontas” fossem, perdidos muitos deles em suas administrações, “tocadas à caixa” do desespero, não têm voz ativa. Nossa região é a menor do estado e é a menos favorecida em tudo, a última da fila, quando recebe as “migalhas” seja do Planalto ou de Ondina, curva-se nas urnas à 70%… E como álcool seus frutos evaporam!…

Veja o texto que rola nas redes sociais:

Os baianos sem a oferta de leitos de UTI

Fiz um mapa para demonstrar que a desigualdade é uma das grandes marcas do Brasil e alertar a população da necessidade de seguir o isolamento social. Um país com um sistema de saúde adequado já tem muita dificuldade de enfrentar uma pandemia, o que dizer do Brasil, onde os recursos estão concentrados no Sul, Sudeste e nas grandes cidades? O uso do território pelos leitos de UTI demonstra desigualdades, a carência e a inexistência de equipamentos e profissionais para a grande maioria dos municípios e Regiões de Saúdes pelo país afora. Veja o exercício que fiz para a Bahia. Por isso e por muitos outros fatores que é preciso evitar o contágio em massa da população pelo vírus. Nosso sistema de saúde está longe de oferecer os equipamentos adequados para quem precisar. Neste momento, uma das armas é o isolamento social, ficar em casa, mesmo. Neste mapa não estão os novos leitos de UTI divulgados pelo governo da Bahia. Mas eles serão distribuídos principalmente para Salvador e praticamente não combatem a desigualdade aqui anunciada.”

( Texto da página social de Willian Guedes Menezes)


error: Conteúdo Protegido !!