Blog do Alécio Brandão

Fala Cidadão: “saneamento básico em Macaúbas é uma questão de emergência”.

Em contato com a redação do blog, o comunicador Osvaldo Oliveira, trás seu ponto de vista diante do que ele chamou de “situação de emergência” quanto ao Esgotamento Sanitário da sede do município de Macaúbas, onde moram cerca de 20 mil pessoas. Veja abaixo texto e vídeo produzido pelo cidadão.

Alto do Cruzeiro X Tinguis (imagem reprodução)
Alto do Cruzeiro X Tinguis (imagem reprodução)

Por Osvaldo Oliveira

“Eu acredito que a situação de saneamento básico em Macaúbas seja uma situação de emergência, e deve ser discutida com a sociedade em audiência publica. Incentivada pelos movimentos sociais organizados. A sociedade macaubense deu um salto enorme no exercício da cidadania, demonstrando que não aceita  mais ficar a margem das discussões de interesse comum,principalmente no que se refere a preservação ambiental do município,que inclui a retomada da construção da estação de tratamento de esgoto de Macaúbas.

No nordeste, onde as condições de saneamento básico da população são piores que dos estados do sul, já ventilam pelos meios de comunicação, que os casos de doenças estranhas que vem ocorrendo, tem como suspeita de causa o esgoto não tratado despejado no meio ambiente como ocorre em nossa cidade. Fatos que somados a outros riscos vem despertando na população local, a conscientização de que é preciso resolver o problema de saneamento básico e nada mais justo na atual circunstância, levar a conhecimento publico o que existe em termos de projeto para a retomada desta obra.

Acredito que temos em nosso meio, pessoas capazes de opinar sobre o assunto, principalmente construtores, engenheiros e técnicos, aptos para a elaboração de um parecer que seja capaz de traduzir para as autoridades de governo e empresa responsável pela execução da obra os caminhos mais curtos para sua realização. A realidade do país recomenda um projeto viável do ponto de vista econômico e funcional.

Para se ter a ideia da gravidade do problema eu sugiro aos amigos internautas que deem uma espiada no vídeo abaixo:”

https://www.youtube.com/watch?v=fA83PqzgzrU


error: Conteúdo Protegido !!