Blog do Alécio Brandão

Fala Cidadão: o premiado Colégio José Batista da Mota poderá ser fechado. Diz professor.

O "prêmio" pela excelência pode ser o seu fechamento (Foto Sec. Educ/BA)
O “prêmio” pela excelência pode ser o seu fechamento (Foto Sec. Educ/BA)

Conforme “carta aberta” do Prof. Amarilson José, o premiado Colégio José Batista da Mota corre risco de ser fechado, segundo seu entendimento, algumas ações da Secretaria Estadual da Educação sinalizam tal intenção. Em 2013, alguns alunos do Colégio foram premiados na  Olimpíada Brasileira de Física (Clique aqui e  veja matéria da Secretaria da Educação), em Salvador receberam cumprimentos do então Secretário da Educação Sr. Osvaldo Barreto… Um dos prêmios seria a construção de uma quadra de esportes na escola, até o momento nada foi feito… E parece que o “prêmio” pode ser o seu fechamento.

Para quem acredita na “teoria da conspiração”, nas intervenções políticas de “redução de custos” a qualquer custo, sacrificando até a qualidade da educação, esta que é a única saída para o desenvolvimento de qualquer nação séria. Percebe-se isso, no “prêmio” prometido à escola, uma “quadra de futebol”  para celebrar a contemplação de uma Olímpia de Física… E por que não um laboratório de física?… E sabe-se que o deficit de professores em química e física é um problema nacional.

E a promessa da quadra de esporte também não saiu...
E a promessa da quadra de esporte também não saiu…

O blog não consegui manter contato com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para que a mesma se posicione diante nota e a suposta sinalização para fechamento da unidade. No entanto, espaço fica aberto para interessados através do e-mail do blog: [email protected]

Veja nota do Prof. Amarilson que leciona do Colégio Prof. José Batista da Mota em Macaúbas.

“GOVERNO SINALIZA FECHAMENTO DO COLÉGIO EST PROF JOSÉ BATISTA DA MOTA.

À Educação com carinho,

Anísio Teixeira sempre dizia que a Educação não é privilégio, é direito de todos. Nesse pensamento o nosso Colégio tem se afirmado ao longo do tempo. Um Colégio que carrega na história da educação da Bahia o estigma de ter sido o 3º melhor Colégio em 2007, finalista por duas vezes da Feira de Ciências da USP, ganhador de vários prêmios nacionais como as Olimpíadas de Física, que exporta ex alunos para a Europa para continuarem seus estudos, que é referência nas Avaliações externas, sempre com resultados acima da média nacional. Fazer parte desse cenário educacional nos parece virtuoso. Trazer essas informações em qualquer outro momento poderia transparecer falta de humildade, mas nesse momento é pedido de SOCORRO. A gente não pode ter como recompensa o fechamento do TURNO NOTURNO, não nos parece justo e certamente não o é.

            Com a informação do fechamento do turno noturno do Colégio Estadual Prof. José Batista da Mota morre dentro de nós um pouco nosso brilho de ser professor, de educar, de deixar um país mais justo e menos desigual. Como lutar?

            Um Colégio constituído por profissionais extremamente comprometidos, qualificados que carregam consigo um currículo respeitável, uma equipe administrativa competente e alunos, na sua maioria, carentes, que procuram a Escola em busca de uma vida melhor. Pelo Colégio Estadual Prof. José Batista da Mota passa alunos que se tornaram bons pais de família, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, também aqueles que fazem (ou fizeram) medicina, direito, farmácia, nutrição, medicina veterinária, engenharias etc.

            Dói relatar a nossa vivência escolar e saber que caminhamos a passos largos para a ruptura de um sistema que efetivamente ainda funciona no Estado. (Há um sentimento de que esse seja o primeiro passo para o fechamento total do Colégio nos próximos anos)

Para 2017 esperávamos quadra poliesportiva, laboratórios, melhoria no aspecto físico etc e recebemos um ofício informando o fechamento de um sonho, ou melhor, de vários sonhos …

            Não se pode negar a existência da crise econômica que perpassa o Estado, porém o Colégio tem oferecido aos cidadãos saídas para uma crise persistente, retirar isso é aprofundar na crise ainda mais, sobretudo deixar jovens sem perspectivas de melhorias. O Colégio nutre os jovens justamente para que possam nos ajudar a superar a triste realidade desse momento que nos assola. Fechar um turno do nosso Colégio é ampliar a crise. O critério técnico para o fechamento do turno noturno não procede, já que existe uma média de 20 alunos por turma em 2016.

            Vale salientar que o ex secretário da Educação, o senhor Osvaldo Barreto, ficou entusiasmado com os resultados dos nossos alunos e prometeu melhorias estruturais no nosso Colégio. Inclusive o senhor Rui Costa – Governador da Bahia  –  também sinalizou com uma visita há alguns dias. Por fim, pais e alunos em período de matrículas se amontoam por noites para matricularem seus filhos, alunos de cidades vizinhas também escolhem nosso Colégio. Por tudo isso, e sobretudo, em memória do Professor Ático Mota que incansavelmente defendia a importância tão brilhante de seu pai (Prof. José Batista da Mota) na luta pela cultura dessas terras.

            Estamos colocando nossas armas em busca de uma vida mais digna àqueles que não tem voz. O prêmio Nobel da paz em 1952, o médico Albert Shweitzer disse certa vez que “A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ele ainda está vivo.” Assim, não nos daremos por vencidos, lutar para diminuir a desigualdade social do país passa pela luta incessante por uma escola de qualidade.                                                                                                             

                                                                                                         Prof. AMARILSON JOSÉ.


error: Conteúdo Protegido !!