Blog do Alécio Brandão

Fala Cidadão: morador do Nova Macaúbas queixa-se de falta d’água.

Falta d' água um problema que se agrava em Macaúbas
Falta d’ água um problema que se agrava em Macaúbas

Em nota dirigida à redação do Blog, morador do bairro Nova Macaúbas, margeado pela BA 156, diz que há irregularidades na distribuição de água na localidade. O blog enviou a nota por email ao SAAE, o qual poderá se manifestar através do e-mail: [email protected] – se assim desejar, bem como outras autoridades citadas no texto encaminhado pelo cidadão. Veja abaixo:

“Desmando e Desgoverno! O destino de uma Cidade.

Nova Macaúbas (Imagem cedida)
Nova Macaúbas (Imagem cedida)

A vida dos macaubenses não está nada fácil, e para completar o sofrimento, ainda temos de enfrentar o abandono e o desgoverno por parte da atual gestão.

Enquanto luzes ficam acesas diuturnamente na cidade, aumentando o custo e consequentemente lesando o erário, as comunidades limitantes e rurais da cidade sofrem na escuridão total, a exemplo, o bairro Nova Macaúbas se é que podemos chamar de bairro “loteamento clandestino”. Bastante frequentado nos fins de semana por pessoas que procuram lazer, com bares e casas de shows, a comunidade sofre na escuridão total, a única luz existente na localidade são de dois ou no máximo três postes, e principalmente das casas. E se não bastasse isso, o SAAE visando melhorar o fornecimento de água, trocou a tubulação de algumas ruas, mas, essa mudança prejudicou completamente o abastecimento, só se ver tubulação rompida, a mais de duas semanas que a água quando chega, vem de maneira irregular, e aqui no dito popular “nem mela o fundo do pote”, causando transtorno a população, que não consegue tomar banho(crianças estão indo sem se lavar para escola), lavar roupa e louça, cozinhar e tem algumas pessoas que estão se valendo com os vizinhos até para beber água.

Rua São João centro da cidade
Rua São João centro da cidade

Quero lembrar as “AUTORIDADES”, – prefeito, secretários e vereadores -, que embora seja uma comunidade carente, merecemos RESPEITO, os moradores daqui e de outras comunidades, são gente, seres humanos, cidadãos e cidadãs trabalhadores, e que necessitam de um pouco de atenção para viverem dignamente.

Nós não estamos responsabilizando a falta de água somente ao SAAE, que é notório, por parte de alguns funcionários o seu esforço para manter o abastecimento em ordem, esforço esse às vezes exagerados, que erroneamente dizimaram algumas nascentes. E também a falhas no atendimento; uma das principais queixas, é não haver plantonistas nos feriados e fins de semana, para atender qualquer eventual demanda, pois se trata de um serviço essencial, e não deve ser interrompido, a cidade dobrou de tamanho nos últimos anos e junto com esse crescimento suas necessidades, já aconteceram casos, da tubulação se romper no fim de semana, as pessoas tentam avisar, ligando ou se dirigindo a autarquia, e não há um só funcionário na sede, e a água ficar todo esse período jorrando livremente.

Porem há outros responsáveis, as Secretarias de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, em cada esquina da cidade de Macaúbas, e até mesmo na zona rural, existem vários Lava Jatos irregulares funcionando tranquilamente, sem nenhuma fiscalização por parte desses órgãos citados, com um consumo excessivo de água em alguns casos com ligações irregulares, derramamento de água misturada com óleo no solo, infiltrando e contaminando o lençol freático com resíduos diluídos nas lavagens, e o pior, não contem filtro ou caixa de separação de água e óleo, e esses residos despejados livremente, aumentam os riscos de acidentes, causados pelo piso escorregadio nas vias, emporcalhando as ruas e prejudicando o abastecimento de água de todos.

É previsto por Lei que as empresas de lavagem de veículos sejam licenciadas ou certificadas pelo INEMA, e fiscalizadas pelos órgãos municipais, coisa que não se ver na Cidade.

Será que é tão difícil manter a cidade organizada, e minimizar o sofrimento da população? Será que não sobra nem um pouco que seja de dinheiro para manter a manutenção das necessidades básicas do cidadão?

Estamos aguardado solução, e logo após a divulgação desse texto, se nenhuma providência for tomada, moradores da Comunidade de Nova Macaúbas entrarão com uma Ação Civil Pública contra os responsáveis, através do intermédio do Ministério Publico Estadual.

 


error: Conteúdo Protegido !!