Blog do Alécio Brandão

Fala Cidadão: leitor diz que é real a matança de animais (cães e gatos) em Macaúbas, por envenenamento.

Parece que o maior inimigo do gato e do cão é o homem (imagem meramente ilustrativa)

Em 16 de outubro de 2016, o blog postou um matéria sobre a matança de gatos domésticos nas intermediações da Rua Castro Alves (VEJA AQUI), bem como matéria sobre “boatos” de matança de cachorros em post deste sábado (18) (AQUI TAMBÉM), o cidadão que enviou o texto abaixo, confirmando a matança de animais por moradores de Macaúbas, certamente pessoas que estão sendo “perturbadas” por estes animais, preferiu não ser identificado, é um cidadão de bem, uma pessoa idônea e preocupado com a situação que após ter lido a matéria sobre o “boato” de matança de cachorro, a qual muitos estão pensando que é o Poder Público Municipal, tendo este emitido nota e dizendo que não vem praticando tal ato (nesta caso um crime ambiental),  no caso do Poder Público, quando recolhe animal e se este for confirmado que possui DOENÇA CONTAGIOSA, poderá “sacrificar” o animal. No entanto, a Prefeitura em nota, diz que não está recolhendo animais na rua e que quem tiver conhecimento de “matança de animais” deve procurar as autoridades.

Cão envenenado, foi comido por Urubus (Imagem Ilustrativa)

A nota do cidadão é de máxima preocupação e URGENTE a tomada de medidas pelas Autoridades Municipais, incluindo ai a Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, (Vigilância Sanitária), Agricultura, Educação, além do Ministério Público. Visto que a “matança” deste animais está se dando de fato por ENVENENAMENTO, e os corpos estão sendo jogados nos lixão e terrenos baldios ao redor da cidade e por “tabela” matando Urubus, um caso parecido em agosto de 2016, foi relatado neste blog, ocorrido no Distrito de Lagoa Clara  (VEJA AQUI) , não foi de fato uma “matança generalizada”, mas ocorreu o fato, cachorro foi morto com veneno e jogado no lixão, URUBUS, foram lá comeram o cachorro e morreram também.

Na Índia, Urubus foram mortos por Diclofenac:

Na Índia, onde a vaca é um animal sagrado, as quais quando doentes estavam sendo tratadas com “Diclofenac”, (remédio/droga usada para dores, infecções, etc), as vacas que são protegidas e raramente abatidas, iram morrendo de velhice na Índia e suas carcaças jogadas aos arredores da cidade (em especial em Nova Deli, sua capital), e os Urubus (e outras aves de rapina), estavam morrendo aos milhares, as autoridades locais sem saber da causa, investigaram e descobriram que eram “envenenamento” por Diclofenac (que para nós é remédio, na dose correta), mas para os Urubus, que não têm, seu organismo, condições de processamento.

Estas situações causam um desequilíbrio ecológico sem precedentes. Matar Ububu (por tabela) é um crime mais que covarde, pois, na “boa fé”, a ave está prestando um nobre serviço aos seres “humanos”, que se não fossem as aves de rapina, a infestação de doenças era enorme, além da contaminação do solo e águas. O Ministério Público Ambiental, através de sua Promotoria de Macaúbas deve tomar medidas urgentes.

Outubro de 2016. Imagem real de Macaúbas. Este foi “sepultado” pela sua dona que ficou indignada.

Em Macaúbas por “Chumbinho”.

Em Macaúbas, pelo visto está acontecendo ENVENENAMENTO de animais domesticos por um produto muito comum conhecido por Chumbinho, não é novidade este tipo de comportamento da comunidade local, seja com animais ou mesmo em caso extremos de suicidas!…  Na verdade o Chumbinho é um produto “ilícito”, sua venda é criminosa, pois o produto é clandestino, não tem registro na Anvisa.

Saiba  mais sobre o Chumbinho, segundo a Wikipedia:

…”Chumbinho (no BR) é um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. O agrotóxico aldicarbe (carbamato Aldicarb) figura como o preferido pelos contraventores, encontrado em cerca de 50% dos ‘chumbinhos’ analisados. A outra metade são organofosforados diversos. A Anvisa afirma que a matéria prima para este produto vem de roubo de carga ou entrada ilegal de produtos químicos pela fronteira”

Veja agora a matéria preocupante do cidadão:

“Em resposta a matéria  Prefeitura diz que irá fazer “coleta de cães” após criação do Centro de Zoonose

Isso é realmente necessário e urgente, veja relatos de alguns criadores de animais domésticos.”

Moradores de alguns bairros próximos a Rua César Zama e de outros próximos da cidade de Macaúbas, vem se indignando com a alta mortandade de animais domésticos, gatos e cães por envenenamento, os animais mal conseguem chegar a suas casas, há rumores que alguns chegam agonizando, mas o efeito do veneno é tão poderoso que mal dar tempo nem de serem medicados pelo veterinário, alguns cadáveres principalmente de cães e gatos, foram jogados em lixões e terrenos baldios, e urubus ao se alimentarem da carne podre, apareceram mortos ao lado do corpo do animal, comprovando ai à presença de substâncias toxica, e do envenenamento.

Matar animais domésticos ou selvagens, dentro da minha ignorância e que eu saiba é crime, será que as pessoas não se dão conta disso? Algumas pessoas estão começando a envenenar os pobres animais por prazer, e se isso não for barrado vai tornar-se impossível a identificação desses criminosos, cada dia aparece pessoas dispostas a praticar esses atos, dificultando a identificação dos autores.

A indignação é maior, quando se procuram os órgãos municipais, principalmente a secretaria responsável pelos maus tratos dos animais, e é ouvido do próprio representante do setor que nada poderia fazer, a não ser que nós levássemos o nome de algum suspeito, e quando é orientado por alguém, há pelo menos fazer uma campanha nos Blogs, FM ou até mesmo nos carros de som sobre o assunto, para evitar e até mesmo diminuir essas ações, censura duramente a pessoa, deixando-o constrangidos, nós nos sentimos assim.

Alguns podem até achar que é falta do que fazer gato e cachorro são animais, mais quem cuida sabe o amor que temos por esses animaisinhos, e isso pode levar a consequências maiores, além da perda e da falta que nós donos sentimos, crianças podem ser contaminadas por estas substancias, e acontecer uma tragédia, não desistiremos de buscar os culpados, e levaremos esses fatos ao Ministério Público, e você que também teve o seu animal morto, e se sensibilizou com o que nós estamos passando, reforcem esse apelo, vá ao Fórum, denuncie, já que os órgãos do município nada podem fazer.”

________________________________________________________________________

P.S. A redação do Blog não consegui manter contato com as autoridades Municipais citadas.  No entanto, espaço fica aberto para interessados. 

Lembrando que o Fala Cidadão, é um espaço aberto. O blog não pública matéria enviadas por pessoas que não se identifiquem. Se preferir, peça que seu nome não será revelado ao divulgar a matéria. Mas é necessário se identificar para a redação do blog.

    Corra faça seu cadastro Clique no link: http://ev.contem1gmagic.com.br/cadastrounico


error: Conteúdo Protegido !!