Blog do Alécio Brandão

Fala Cidadão: “centenas de pés de Jatobás viram cinzas na comunidade do Peixe”

 

Neste vale havia centenas de Pé de Jatobás. Agora só cinzas.

O caso também foi alertado no mês de abril por um dos vereadores (Tio Pata), do desmatamento próximo a nascente, no dia 28 de abril (veja aqui), o blog fez uma nota no Fala Cidadão, alertando sobre a continuidade do desmatamento e derrubada de Jatobás próximo a nascentes na comunidade do Peixe e Boqueirãozinho. Nas imagens cedidas por um leitor do blog e morador da região, capturadas no início da tarde deste domingo 21 – mostra o estrago feito com a derrubada e queimada do vale onde estavam centenas de pé de Jatobá. Segundo nota do cidadão, as autoridades competentes do município nada fizeram, não notificaram os infratores e com o descaso e “vista grossa” deram oportunidade para o ocorrido. Informa.

Observa-se ao fundo alguns pés de Jatobá (Imagem cedida)

O Jatobazeiro, é uma árvore de grande porte, podendo chegar há 40 metros de altura e 02 metros de diâmetro, tem frutos que são utilizados na culinária, principalmente na bases da alimentação de indígenas. Na Amazônia algumas tribos o tem como “árvore sagrada”… Enquanto isso, em Macaúbas, próximo a uma nascente eles são reduzidos a cinzas.

Qual é a fonte de tanto descaso?

Primeiramente, o discurso do vereador Tio Pata em denuncia na Câmara de Vereador não ecoou, ficou apenas registrado em ata a sua indignação, e em seguida um cidadão manda uma nota para o blog (28/04), não ecoa também… Porém, não se tem uma ação NOTÁVEL, ninguém foi até ao Ministério Público e o PROVOCOU, ficar apenas nos discursos na Câmara de Vereador e “notinhas” em blogs e nas redes sociais não resolvem todos os problemas. Se a comunidade não for até aos órgãos competentes e até ajuizar queixa formal nada MUDA e a impunidade continua, tanto pra os infratores como para os prevaricadores.

No entanto…

Tem surtido alguns efeitos positivos algumas matérias publicadas no Blog, mas ele sozinho não faz tudo, é necessário seguir com as denuncias aos órgãos competentes e de fato o cidadão deixar só de FALAR, fazer também a sua parte.

E mesmo assim…

O blog continua abrindo espaço para todos, desde que solicitem UNICA e EXCLUSIVAMENTE por e-mail: [email protected]

E por fim, o blog não manteve contato com a Secretaria do Meio Ambiente nem como o Ministério Público que já devem saber dos fatos…

 


error: Conteúdo Protegido !!