Blog do Alécio Brandão

Estudantes participam de aulões e professores orientam sobre a Redação para o ENEM

O provão de sua vida! (Imagem reprodução)

 

Faltam cinco dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecerá nos dois domingos consecutivos (4 e 11) e o momento é de otimizar os estudos e controlar a ansiedade. Nos aulões, que estão acontecendo nas escolas, os professores dão dicas valiosas, por exemplo, de como fazer uma boa Redação. Os estudantes também podem, acompanhar diversas orientações para o dia da prova pelos aulões do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que estão sendo transmitidos, ao vivo, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), até esta quinta-feira (1/11).

Segundo o professor de Redação, Paulo Jorge de Jesus, do Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado no bairro da Pituba, em Salvador, o estudante precisa estar bem informado sobre questões sociais do país e do mundo e, também, pesquisar sobre as leis que recentemente entraram em vigor. “O estudante precisa ler bastante em fontes seguras de informação como portais de notícias, grandes jornais e revistas, além de obras literárias e textos de filósofos e sociólogos, pois, citar trechos de teóricos enriquece a redação”, destacou, ao salientar que um dos prováveis temas da Redação pode ser o perigo das Fake News na era da informação.

Sobre a estrutura do texto, Paulo Jorge de Jesus informa que o ideal é que a Redação seja construída em quatro ou cinco parágrafos. “No primeiro parágrafo o candidato deve expor a sua tese, ou seja, o ponto de vista em cinco ou sete linhas para introduzir o texto. Depois da introdução, devem ser construídos três parágrafos com argumentos diferentes, nos quais deve-se apresentar o repertório vasto adquirido, pois quanto mais o aluno visitar outras áreas do conhecimento, o texto ficará mais rico. Já no último parágrafo, que é a conclusão, o autor deverá produzir uma proposta de intervenção em torno de cinco a sete linhas. A proposta deve conter os agentes que compõem a proposta de intervenção como ‘o que’, ‘quem’, ‘como’ e ‘para que’, que embasarão a proposta da solução do problema”, explicou.

Para controlar a ansiedade nestes dias que antecedem o exame, o professor destaca: “O estudante deve dormir cedo, comer alimentos leves e relaxar para diminuir a tensão. Já no dia da prova, é necessário ler todo o conteúdo com bastante atenção”, salientou o educador.

Horário da prova – Vale destacar que o estudante também deve se ater ao horário das provas. Em função do horário de verão, que começa neste domingo (4), na Bahia, os candidatos ao ENEM deverão se antecipar. No horário local, a abertura dos portões será às 11h e o fechamento ao meio-dia. O início das provas será às 12h30 e o final às 18h. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia do ENEM, os estudantes irão fazer provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.

Mais aulões – No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no bairro dos Barris, em Salvador, os alunos participam de Aulão, nesta quinta-feira (1/11), às 14h, onde será abordado tema “Atualidades”. Também na quinta-feira, no Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho, os alunos participam de encontro sobre Matemática, a partir das 16h30.

ENEM 100% – Como parte das estratégias de preparação dos estudantes para o exame, a Secretaria da Educação do Estado também realiza o projeto ENEM 100%, que compreende etapas como: mobilização nas unidades escolares, inscrição e registro dos inscritos e fortalecimento das aprendizagens com correções de provas, pelo Redijaê, e o ciclo de Aulões.  Além disso, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de seis mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.   


error: Conteúdo Protegido !!