Blog do Alécio Brandão

Esforços do Governo Municipal tornará Macaúbas referência regional em saúde.

Estruturas devem colocar Macaúbas no centro da saúde da região.

Apesar do município ainda ter dificuldades e problemas na área da saúde, a qual é desafio constante para qualquer governo, Macaúbas caminha para ser referência regional em saúde, esforços do Governo Municipal tem sinalizado e vem obtendo do Governo Estadual estruturas e créditos para tal realidade que se consolida.

Segundo informações preliminares e de bastidores há propostas do governo Amélio Costa Jr, com apoio de diversos municípios da região, em Macaúbas ser o Centro Regional para a Média Complexidade isso, devido sua posição geográfica, estando no centro na região, pela sua população, arrecadação e estruturas mínimas em saúde que darão suporte para tal proposta que deve ser enviada em breve ao Palácio de Ondina e, segundo consta com votos favoráveis do Governador Rui Costa.

UPA- Unidade de Pronto Atendimento: 

Na manhã do sábado de 09 de dezembro, estará em Macaúbas o Governador Rui Costa e, entre outras ações, fará  entrega da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), credenciando assim, o município, que é único na região a ter um Pronto Socorro… A UPA, é o suporte natural para o SAMU de toda região, fazendo o atendimento de urgência, estabilizando assim o paciente e o transferindo para centros especializados, a depender do grau de urgência do paciente.

Novo Hospital de Macaúbas: 

Também neste mesmo dia, Rui Costa deverá visitar o Hospital local, onde fará entrega de novos equipamentos, local este que está sendo estudado para ampliar procedimentos importantes na área de diagnósticos, cirurgias de média complexidade e de tratamento intensivo. Novos profissionais devem ser contratados ente outras iniciativas que estão em estudo.

Centro de Hemodiálise: 

Outra realidade, a construção do Centro de Hemodiálise que irá atender 14 municípios da região. O município já está doando uma área de mais de 2mil metros quadrados para construção deste centro que será referência estadual, minimizando custos para pacientes e maximizando as chances de cura, além de proporcionar mais saúde e comodidade para todos. Veja aqui, matéria relacionada.

SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência:

Com a restruturação do órgão, o qual receberá duas novas ambulâncias, sendo uma delas de alta complexidade, uma semi UTI Móvel, dará mais rapidez e eficiência no atendimento de resgate, estabilidade e transporte de pacientes até a sede da UPA.

Visita a área para construção do Centro de Hemodiálise, no Bela Vista.

Outras iniciativas da Secretaria Municipal da Saúde, estão em andamento, segundo o Prefeito Amélio Costa Jr. um Consórcio Intermunicipal da Saúde deverá se reunir com o Governador Rui Costa nesta visita à Macaúbas, onde devem reforçar medidas imediatas e prioritárias na área da saúde para a região, Amelinho deve colocar Macaúbas à disposição do Governo Estadual, bem como suas estruturas e toda logística já instalada no município.

 


error: Conteúdo Protegido !!