Blog do Alécio Brandão

Em reunião com empresários e presidente da FACEB, prefeito eleito de Macaúbas fala de parcerias, reconstrução e união.

Jose Almir, presidente da ACIMAC, faz a abertura

No fim da tarde desta terça feira, 17 – na sede da Associação Comercial de Macaúbas – ACIMAC, uma proveitosa reunião que contou com a presença do Presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais da Bahia – FACEB, Clovis Cedraz, José Afonso que é economista, professor e consultor de negócios, ex-presidente da CERB, o prefeito eleito Aloisio Rebonato, da diretoria da ACIMAC, vereador Marcelo Nogueira, Gabriel Matos, Osvaldo Oliveira, alguns coordenadores e assessores da campnha,  empresários e convidados, todos foram recebidos pelo atual presidente da ACIMAC, José Almir da Silva, que fez a abertura do evento e falou da importância deste encontro, o qual fez parte da Agenda da ACIMAC para os planejamentos do ano 2021, sendo na oportunidade apresentados alguns projetos, após os cumprimentos e formação da mesa,  o Presidente, Almir passou a palavra para o palestrante e presidente da FACEB Clovis Cedraz.

Clovis Cedraz fala da importância do planejamento

Segundo Clovis, que também foi presidente da Associação Industrial de Comercial de Feira de Santana, disse da importância que tem o setor industrial e comercial para o desenvolvimentos de uma cidade, e que Macaúbas precisa ter um Bancos de Dados robusto, recheado de bons conteúdos que possam gerar interesse de investidores no município. Disse que irá formar uma forte parceria com o município para o desenvolvimento da industrial e comercial  local, fontes estas geradoras de emprego e renda e que, irá “ser a ponte” entre o município com os órgãos de fomento como o SEBRAE, o Sistema S, Cooperativas e na formulação de projetos que possam ser viáveis e desenvolvidos no município com o apoio da iniciativa privada.

O economista José Afonso, enfatiza a geração de renda

Também fez uso da palavra o Consultor e Economista José Afonso, que cooperou diretamente com a equipe de Aloisio durante a campanha eleitoral. Afonso apresentou algumas ideias que devem ser transformadas em projetos para fomento da indústria, do comércio e principalmente da agricultura e pecuária, onde o mesmo é pecuarista em Vitória da Conquista e falou da força do homem do campo no desenvolvimento da economia. Deu como exemplos produtos que precisam ser agregados valores, ter uma identidade própria e não ser o município um mero fornecedor de matéria prima. Ter e manter uma cadeia produtiva do leite, da cana de açúcar, do mel, da mandioca entre outros produtos.

Aloisio, prefeito eleito fala de reconstrução e união

Em seguida o prefeito eleito Aloisio Rebonato que também foi presidente da ACIMAC por oito anos. Segundo Aloisio, em seu governo que iniciará no dia 1º de Janeiro/21, irá dar prioridade a produção de riquezas, tornar o município produtor em vez de ser um mero “consumidor” de produtos que vem de fora. Aloisio que sempre teve uma relação estreita com o homem do campo e também com o comércio, disse que o município deve criar oportunidades e um ambiente favorável para o investimento do empreendedor, capacitar a mão de obra, investir em infraestrutura para que o município se torne atraente para investidores, gerando assim novos postos de trabalho e o que é o mais importante, evitando assim o êxodo rural. Água também foi tema na fala de Aloisio, citou o Rio Santo Onofre e a pobreza que o circula. E finaliza dizendo que aprendeu a amar Macaúbas porque sentiu a reciprocidade, agradeceu a confiança depositada e que agora é hora de trabalhar para o crescimento de Macaúbas e de todos que aqui moram.

Tal cita exemplo de sucesso no Norte da Bahia.

Em seguida a palavra foi franqueada pela Consultora Empresarial e Gerente de Projetos da ACIMAC, Beatriz Bastos, que apresentou a Agenda ACIMAC 2021. Breve em suas colocações, o empresário Juza, ex-presidente da ACIMAC, agradeceu a presença de todos, cumprimentou o prefeito eleito, falou da importância e da parceria do município com o comércio, com a iniciativa privada para o crescimento de todos. Também fez uso da palavra o advogado e empresário Irineu Bastos, que é o “braço forte” da ACIMC em Boquira, onde há 45 associados. Irineu falou da importância de regionalizar as ações, com um plano comum entre os municípios citando como exemplo a exploração do turismo e outras iniciativas de interesse comum. Em seguida o empresário do ramo da comunicação, José Carlos Roque da Macaúbas Net, colocou-se à disposição do novo prefeito, onde disse que já tem alguns projetos pilotos na área da agricultura, dando como exemplo a hidroponia, o qual tem interesse de desenvolver em comunidades rurais em parceira com o município, finaliza dizendo  que Macaúbas hoje é atendida em 95% do seu território com sinal de internet, o que facilitaria a implementação de tecnologias para auxiliar o homem do campo na produção de alimentos e riquezas. Por fim, a palavra é franqueada a José Carlos Novato (Tal de Tio Bau), que é presidente do DEM e foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa que elegeu Aloisio Rebonato num “ambiente” arisco e cheio de desafios. Tal se emocionou com falava de sua mãe, e ela com sua preocupação materna, alertava o filho de uma possível derrota, mas que não veio… Tal citou o pequenos projetos que conheceu no Norte da Bahia, onde cidades menores que Macaúbas são autossustentáveis, com iniciativas como a pequena criação de gado e na produção de leite, projetos estes que podem ser implementados em Macaúbas com o auxilio do município. Por fim, se cumprimenta o prefeito eleito e fala da campanha limpa que foi feita, a qual teve baixíssimo custo, mas que exigiu o sangue e suor do grupo e mais que isso, amor a Macaúbas. Disse que os desafios serão muitos mas que todos serão superados.

O ato é encerrado pelo presidente da casa José Almir da Silva e em seguida todos foram convidados a saborear as iguarias feitas de frutas nativas e bolo de milho… Durante o ato, a ACIMAC, presenteou os visitantes com cachaça e rapaduras produzidas na região serrana de Macaúbas, produtos estes que em pouco tempo podem atravessar o Atlântico!

 


error: Conteúdo Protegido !!