Blog do Alécio Brandão

Em nota Secretaria de Meio Ambiente da “maior” atenção ao quesito manutenção das estradas em compensação por parte das mineradoras.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, informa sobre reunião realizada em representantes do município e das minerados que exploram no território de Macaúbas, onde o secretário de meio ambiente, segundo nota, o secretário de Meio Ambiente deu “maior atenção ao quesito de manutenção e recuperação das estradas”… Ou seja, em segundo plano ficou o Meio Ambiente, as questões ambientais de recomposição da mata, compensações, reflorestamento, etc… Que certamente constam nas condicionares impotas através de contrato.

A prioridade são as estradas e não o meio ambiente? (Foto Depositphotos)

Veja nota na integra (grifos nossos)

“Nesta segunda feira dia 25 de fevereiro de 2018. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente representado pelo Secretário Interino – Marbenildo Firmino dos Santos, realizou uma reunião na sede da SEMMA com os proprietários ou representantes das empresas de mineração atuantes neste município, para tratar de assuntos relacionados ao cumprimento das condicionantes impostas no licenciamento ambiental. Compareceram a esta reunião o Secretário Interino da Secretaria do Meio Ambiente, Marbenildo Firmino dos Santos, o Secretário de Administração, Jakson Souza Silva, representando o prefeito, a procuradoria jurídica do município, representada pelo procurador jurídico Alexandre José Cruz Brito OAB-BA 24868, o Coordenador da Defesa Civil, Gileno Leão Pinto Neto, fiscais da SEMMA e todos os proprietários ou representantes das mineradoras. A reunião teve início com o secretário falando do comprimento das condicionantes que constam nos contratos entre o Município e as Minerados que exploram em solo de Macaúbas, falou sobre a visita que os técnicos realizaram na última semana e algumas irregularidades que foram encontradas e que deverão regularizar. Vai ser feito um relatório individual de cada empresa e encaminhado. Na sequência, Marbenildo leu todas as condicionantes impostas no licenciamento, prestando esclarecimentos sobre cada item, dando maior atenção ao quesito de manutenção e recuperação das estradas e esclarecendo que não necessariamente deve ser feita somente no local da mineradora. A SEMMA fez uma proposta de cada mineradora disponibilizar uma caçamba durante três meses para essa finalidade. Por fim, todos concordaram, ficou decidido que seria feito um levantamento da situação atual das estradas, escolha de quais empresas iniciarão as atividades e um cronograma com todas as empresas.”


error: Conteúdo Protegido !!