Blog do Alécio Brandão

Em menos de uma semana Macaúbas registra redução de 18% nos casos ativos. Mas registra aumento de 200% em óbitos por Covid. Não relacionados ao fim do “lockdown”.

…”Aviso do Repouso em Cristo“… Somente hoje o serviço de autofalantes da Paroquia de Macaúbas, fez dois anúncios, sendo um destes de caso relacionado ao Covid-19, se trata de uma senhora de 92 anos, que estava internada na UPA, portadora de comordidades, o outro óbito anunciado  não foi informada a sua causa. Macaúbas em apenas 05 dias, passou de 02 obtidos registrados relacionados ao coronavirus, para os atuais 06, conforme boletim diário da Secretaria de Saúde, o que significa um aumento de 200% em menos de uma semana. Esse aumento de óbitos não está ligado ao  fim do “lockdown” no último dia 12, pois já haviam se infectados; bem como não tem relação os registros de novos casos, já era esperada tal acréscimo em números absolutos, os quais girou em torno de 11%, passando de 1.102 (registrados no dia 09/03) para os atuais 1.229. O preocupante também é a superlotação dos leitos de covid-19 na UPA, tendo uma sobrecarga de 40%.

Alerta vermelho é ligado através do Aviso do Repouso em Cristo.

 

Números de casos ativos tiveram redução de 18% em uma semana.

Bem como a redução nos números de casos ativos, não tem relação direta com o fim do “lockdown”, pois estamos apenas no quarto dia do novo decreto (201/2021), ainda não é possível dar crédito nem descrédito a essa medida, pelo ciclo natural e do comportamento do virus. Os créditos na baixa de casos ativos, se devem ao grande número de curados, estes vão “debitando” nos casos ativos. O que temos que reduzir é incidência de novos casos. Hoje foram registrados 08 e apenas 01 curado. Mais que nunca as autoridades em saúde têm que ter um “entendimento”, conhecimento do inimigo, do seu comportamento, quem são estes infectados, onde moram, mapear e assim, montar uma estratégia de controle “in loc“.

O vírus está por ai, passeando, acompanhado do seu vizinho, amigo, talvez até num parente seu que more na sua casa, ele não apresenta sintomas, e se apresentar talvez seja tão pequeno (fraco) que até o próprio infectado não perceba. A febre pode ser uma das que mais mascara, bem como sintomas da Dengue e até de uma virose que está circulando pela cidade, tudo isso, joga contra – é preciso ter atenção, procurar imediatamente uma unidade de saúde e relatar os sintomas, fazer testes em massa e comunicar as pessoas das quais teve contato, caso se trate da infecção do Covid-19. Na verdade, a doença é perfeitamente controlável, o que não se controla são as pessoas, e isso é natural do ser humano. Pois, ele quer liberdade para morrer e até matar!


error: Conteúdo Protegido !!