Blog do Alécio Brandão

É criada em Macaúbas Associação Protetora dos Animais: União dos AUmigos!

Em nota dirigida à redação do Blog, membros da Associação de Protetora dos Animais União dos AUmigos, chamam a atenção de toda sociedade para um grande problema: animais de ruas abandonados, muitos sofrendo com mal tratos, sendo agredidos, ficando doentes e até podendo passar doenças para as pessoas. Conheça abaixo como participar desta iniciativa e conhecer melhor as atividades deste grupo de voluntariado:

Grupo de voluntários cuidados de animais em estado de vulnerabilidade

“O que mais me atrai nos animais é que eles não usam palavras… Eles usam os sentimentos!” Chico Xavier

Foi criada em Macaúbas a União dos AUmigos, uma Associação Protetora de animais domésticos, sem fins lucrativos. Essa instituição, ainda sem sede própria, recolhe, cuida dos animais abandonados e doentes, em lares temporários cedidos por terceiros e encaminha-os após o tratamento e quando reabilitados, para adoção. As pessoas que atendem esses pets e cats o fazem por iniciativa própria e contam com o apoio dos veterinários da Clinica Mundo Animal, Dra. Aline e Dr. James além da ajuda da sociedade civil para manter e cuidar dos bichinhos que são maltratados e abandonados doentes e muitos ate mutilados por seus donos.

Para angariar fundos para o tratamento e cuidados dos animais, segue abaixo o cronograma das atividades que serão desenvolvidas nos próximos dias:

  • Festival de doces e guloseimas na Praça Imaculada conceição logo após a missa das mães. Na compra de dois pedaços de tortas ou qualquer guloseima, o comprador concorrerá a brindes
  • Bazar a se realizar também na Praça Imaculada Conceição. Serão vendidos roupas, calçados, acessórios, tudo em bom estado de uso, semi-novos ou novos. Na compra de qualquer peça do Bazar, a pessoa concorrera a alguns serviços de beleza como design de sobrancelha, hidratação capilar, manicure e pedicure, limpeza de pele.
  • Rifas de abadas dos blocos Tô Nem Tchum, Skulaxos e os Panos de Pia.
Animais abandonados nas ruas da cidade

Desde já, a comissão da união e os AUmigos agradece a colaboração de  todos os envolvidos.

Lembrando também, que os nossos AUmiguinhos dependem muito de doações para continuar a viver. Quem puder contribuir financeiramente para os custos dos medicamentos é so fazer um deposito em conta poupança 11493-6 Agencia 1091-x. Pode doar também  ração, patê, vasilhas para por água e ração, etc. Ponto de coleta: Salão de Rosana, próximo ao clube social, Restaurante e pousada Betânia com Tõe Azevedo, ou com as professoras Fabricia e Lauriene. Junte-se a nós, ajude àquele que sem sombra de duvida é o melhor amigo do homem.

É oportuno mencionar que no Brasil, maltratar animais de qualquer espécie é considerado CRIME AMBIENTAL, segundo prevê o art. 32 da Lei nº 9.605, de1998, com pena de detenção e multa.

Além da violência física, são considerados maus tratos contra os animais: o abandono em via pública; mantê-lo permanentemente acorrentado; não abrigar do sol e da chuva; mantê-lo em local pequeno, não higiênico e/ou sem ventilação adequada; não alimentar diariamente; negar assistência ao ferido; obrigar o animal a trabalho excessivo, etc.

Se você presenciar algum ato de violência contra algum bichinho, faça o seguinte:

     1 – chame alguém para ser testemunha do ocorrido ou registro o que aconteceu (por meio de fotos ou filmagens);

     2 – anote o maior número de dados para instrução do processo (data, local do fato, como aconteceu, quem estava envolvido, etc);

     3 – entre em contato imediatamente com a polícia para lavrar um boletim de ocorrência ou para pegar o agressor em flagrante (é interessante dizer à polícia que se trata de um crime ambiental, condenado pela art. 32 da Lei nº 9.605, para que a polícia tenha ciência de que está tratando com uma pessoa bem informada sobre os direitos dos animais);

   4 – na delegacia deve ser lavrado um Termo Circunstanciado para abertura do inquérito policial que irá processar o crime (mantenha sempre a calma ao lidar com a polícia e relate todo o ocorrido, com a maior riqueza de detalhes possível);

  Apesar da pena contra esse crime seja muito branda, é extremamente importante que os responsáveis pelos maus tratos sejam responsabilizados para que passem a ter antecedentes criminais e para servirem de exemplos aos que acham que nada acontecerá contra quem mal trata animais. Não tenham medo de denunciar e fazer valer a lei!


error: Conteúdo Protegido !!