Blog do Alécio Brandão

Deverá ser instalada em Macaúbas a “Sala do Empreendedor”!

Em algum lugar no tempo… Há mais de 30 anos! Feira de Macaúbas

 

Empreendedorismo…

Diferente de “dono de loja”… De comerciante… De vendedor!…

É isso:

Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios…
Inciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, ger. com alterações que envolvem inovação e riscos...
E para isso é necessária mais que ações governamentais  unilaterais, e sim, conjuntas! E muitas das vezes é essa “união” que falta… No caso da Associação Comercial de Macaúbas, ficou (e parece que não deve ficar) anos “tecendo sua própria teia”… Um “casamento” difícil com o Poder Público local: a prefeitura!… E temos centenas de exemplos… A começar pelo Porto Seco, Trânsito, Feira Livre, IPTU, Loteamentos, Estacionamento… Não há uma “mesa redonda” para se discutir isso, melhor, mais que isso: o empreender! E esse parece ser um dos caminhos para o desenvolvimento, (é lógico, depois da Educação)… Mas, um bom projeto de empreendedorismo passa pela educação!…
É sentida a falta de “outros” numa reunião desta, onde aparentemente se tenta criar um espaço, uma sala para se empreender, ver-se um vaco… A falta dos “empreendedores”! É sabido que não se consegue resultados diferentes praticando as mesmas ações! 
Há espaço!
Vamos a nota: 

Segundo nota do site oficial da Prefeitura de Macaúbas, a reunião foi realizada nesta quinta-feira, 25 de julho de 2019 no Auditório da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de definir as diretrizes para a implantação da Sala do Empreendedor em Macaúbas. O encontro contou com a participação de Secretários do município, representante da ACIMAC, a Presidente da APLB, facilitadores do Projeto Cidade Empreendedora e a presença da consultora do SEBRAE Erbenia Guimarães de Santana.

A Sala do Empreendedor é um espaço para atender todas as necessidades básicas do empresário-empreendedor, desde o início de sua existência, até questões referente a sua sobrevivência, desenvolvimento ou até mesmo seu encerramento.

Temas como abertura e fechamento de empresas, emissão de alvarás, documentação básica, negociação de débitos, microcrédito, compras públicas, capacitação empresarial e acesso a informação são tarefas e conteúdos a serem implantado na Sala do Empreendedor. O foco é preparar empreendedores e empresas, ser mais ágil nos processos, diminuir a informalidade e aumentar a arrecadação.


error: Conteúdo Protegido !!