Blog do Alécio Brandão

Desmatamento próximo as margens do Rio Santo Onofre no distrito de Lagoa Clara. Madeira pode ser para fazer carvão, diz cidadão.

Há apenas 06km da Lagoa Clara desmatamento para todo mundo ver!...
Há apenas 06km da Lagoa Clara desmatamento para todo mundo ver!…

Mais um fato que põe em alerta as autoridades de Macaúbas em especial a Secretaria de Meio Ambiente e o Ministério Público local através da Procuradoria de Justiça. Segundo informações estão desmatando grande área de terra num lugar denominado de Beia Rio, margeado pelo Rio Santo Onofre, que fica cerca de 06km do distrito de Lagoa Clara ao Sul do Território de Macaúbas, divisa com o município de Riacho de Santana, onde Macaúbas perdeu cerca de 25% do seu território para municípios vizinhos por abandono histórico daquele povo e das terras!…

Tudo isso vai virar carvão e depois aço e ferro para a China...
Tudo isso vai virar carvão e depois aço e ferro para a China…

Segundo relato de moradores do local é comum sair caminhões de madeira que dizem eles são para fazer carvão, os quais são levados clandestinamente para as fornalinhas das siderúrgicas de Minas Gerais. Informa que milhares de hetares de mata nativa estão sendo destruídas e que não há fiscalização, mas informa que todo mundo tem conhecimento.

Há alguns meses o vereador Marcos Pinto fez referência a este assunto na Tribuna da Câmara quando citava a perda do território para Riacho de Santana, mas suas palavras não saíram da Tribuna, não saíram do Salão do Plenário… Bem como as autoridades não saíram de seus gabinetes, se saíram tiveram o destino das praias de Salvador…

O desmatamento clandestino é um dos grandes causadores da seca, do assoreamento de rios, do desequilíbrio ecológico, além disso a madeira é transformada em carvão para fabricar ferro e aço em Minas Gerais e este serão exportado para a China…

Ou seja,

Nossa mata nativa esta sendo destruída para alimentar a economia chinesa, de onde nós compramos seus produtos piratas ou de péssima qualidade…

O blog, por e-mail, manteve contato com a Secretaria de Meio Ambiente, mas não consegui manter contato com o governo da China… No entanto, espaço fica aberto para interessados através do email: [email protected]


error: Conteúdo Protegido !!