Blog do Alécio Brandão

“Secretários municipais devem sair da zona do conforto”. Diz presidente da Câmara de Macaúbas.

Os secretários e a perigosa “zona de conforto”. Diz vereador

Na esquentada sessão da Câmara de Vereadores de Macaúbas, realizada nesta quinta feira 26, após o pronunciamento do vereador Valmir do Enxu, informando que Macaúbas está com baixa cobertura vacinal, fato também verificado em boa parte do país. O caso foi debatido por muitos vereadores e diz o presidente da Câmara, Anderson Gumes, em áudio publicado no site da Câmara (veja aqui). Dique que os vereadores e a comunidade devem também cobrar resultados dos secretários municipais, para que “eles não caiam na zona do conforto”, dizendo que a gestão da Secretaria da Educação e Saúde, agora são gestão plena ou seja, secretários destas pastas tem total liberdade e carta branca, podendo gerir com independência os recursos de suas pastas. Gumes também diz não acreditar no sucesso de uma secretaria que opere isolada uma da outra, sugere maior integração entre as pastas.

Os problemas vistos na saúde de Macaúbas, não é apenas por falta de recursos, diz um vereador, segundo ele, falta também gestão “inteligente” dos recursos, falta “planejamento” e ainda mão de obra dedicada e sensível aos problemas da comunidade. Diz ainda que Macaúbas vem perdendo valiosos convênios com o Estado e a União por falta de gestão e de um “simples” preencher de formulários. E se os secretários realmente estiverem “numa zona de conforto” a população certamente estão em outra zona e, não é exatamente a rural!…

A participação popular:

E sua participação, caro cidadão?

Do outro lado do problema está no povo, na comunidade, aqueles que dependem das decisões do Legislativo, do Executivo e de suas secretarias… Após do aparente  “adormecer” do movimento popular TPM (Todos Por Macaúbas), o qual parece ter alcançado sua “menopausa”, a Câmara deixou de ser o palco das reivindicações populares e apenas por lá aparecem durante as sessões, quando se trata de assunto específico para beneficiar uma categoria… Uma sociedade só cresce quando sua população se organiza em torno de INSTITUIÇÕES fortes e verdadeiramente representativas…

O blog blog não consegui manter contato com os gestores da saúde e educação, citados na nota. No entanto, espaço fica aberto para esclarecimentos à população, através do e-mail: [email protected]


error: Conteúdo Protegido !!