Coronavirus: Macaúbas tem aumento de 50% nos casos ativos. 2 na zona rural e 1 caso na sede.

Por quase uma semana sem registrar novos casos, neste segunda feira, 12 – as autoridades em saúde do município divulga o Boletirm Diário da Covid-19, com registro geral de 58 casos oficiais, destes 47 recurepados e outros dois foram a óbidos por motivos não relacionados a pandemia. No boleltim anteriror, o registro era de apenas 06 casos ativos, com os 03 novos hoje anunciados, sobe para 09, ou seja; um aumento de 50%.

Segundo o boletim, dois destes são moradores da zona rural e um da sede, isso pode significar que tiveram origens diferentes. O que preocupa é que se os 06 ativos, segundo informações, estam em quarentena – é certo (ou não) que estes três novos casos tenham origem de pessoas vindas de outros lugares, ou eles saíram (para foram do município) e pegram o virus, ou ainda, um hipótese remota, de uma transmissão comunitária de algum assintomático não identificado, esta ultima possibilidade seria um caos!

A perda da rastreabilidade dos casos pelas autoridades em saúde é a pior situação numa pandemia, mais ainda num município pequeno como o nosso, e isso significaria o descontrole total das origens dos casos, ou seja, a perda do “fio da miada”! Por isso, é importante a vigilãncia constante tando dos setores da saúde quanto de toda sociedade… Informar as autoridades em saúde quanto a casos suspeitos, de alguém que chegou de fora e não respeitou a quarentena, não é ser “x9”, e sim, presta um serviço essencial e cidadão ao município e a toda comunidade.


Os comentários estão fechados.