Blog do Alécio Brandão

Começa hoje bloqueio de celulares pela Anatel na Bahia e mais 14 estados do Brasil.

Conforme nota do portal noticias.uol, por Bruna Souza Cruz, deste domingo 24 de março, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) inicia neste domingo (24) a última fase da sua ação de bloqueio de celulares irregulares no Brasil. Os aparelhos “piratas” deixarão de funcionar na Bahia e outros 14 estados brasileiros.

Agência alega motivos de segurança! (imagem reprodução)

A iniciativa da Anatel começou a ser feita no ano passado. Na época do anúncio, a Anatel estimou que cerca de um milhão de celulares irregulares funcionavam no Brasil.

A ação de hoje envolve o bloqueio de celulares irregulares habilitados a partir do dia 7 de janeiro de 2019 nos estados abaixo: Região Norte Amazonas Roraima Pará Amapá Região Nordeste Maranhão, Piauí, Ceará, Rio, Grande do Norte, Paraíba Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia entre outros…

O que é um celular irregular? Os melhores celulares para selfies Testamos as câmeras frontais de dez celulares de 2018 e elegemos as melhores por categoria. Celulares passíveis de bloqueio são modelos que não possuem o selo de certificação da Anatel, responsável por fazer testes e garantir a compatibilidade dos aparelhos com a rede de telefonia brasileira. Além disso, são modelos que possuem certificação estrangeira aceita pela agência ou que tenham tido seu IMEI (espécie de RG do celular) alterado. Sem a aprovação, a Anatel reforça que não é possível garantir a segurança dos celulares em relação a possíveis choques, sobrecarga, radiação e outros riscos ao usuário. Com o bloqueio, o aparelho não consegue mais se conectar às redes móvel das operadoras de telefonia. As únicas coisas que continuam funcionando são os aplicativos e o wi-fi. Até o momento 244.217 celulares já foram bloqueados no Brasil. Os estados e unidade federativa com os maiores índices de bloqueio até agora foram: Goiás: 85.970 bloqueios Distrito Federal: 60.321 bloqueios Rio de Janeiro: 38.496 bloqueios Paraná: 13.888 bloqueios Rio Grande do Sul: 10.716 bloqueios. (Clique no link a seguir e veja a matéria completa noticias.uol.com.br/tecnologia


error: Conteúdo Protegido !!