Blog do Alécio Brandão

Com 102 ativos: Macaúbas registra numa só semana 99 novos casos de Covid-19. Maioria jovens!

O “fenômeno” da disparada de casos infelizmente não é só em Macaúbas, todo o estado baiano sofre com o aumento desta infecção provocada pelo novo Coronavirus, apelidado de Covid-19. Tanto é que o Governo Estadual decretou “toque de recolher” entre as 22h até as 5h00… O boletim da Secretaria de Saúde de Macaúbas, atualiza diariamente o número de infectados, curados, o total de casos, bem como outros dados da situação oficial desta síndrome respiratória que afeta todo o planeta simultaneamente. Neste último, divulgado no início da noite de sexta feira, 19 – informa a contaminação de 102 pessoas, sendo 29 num único dia, ou seja, o ritmo de contágio está aumentando sem controle.

Números em disparada!

 

Em contato com a redação do blog, servidor ligado a Secretaria de Saúde, que preferiu não ser identificado, informa que a maioria destes infectados são jovens, muitos com sintomas leves, como perda de paladar, febre irregular e mal estar leve, diz ainda que há uma pousada em Macaúbas onde um “punhado” de jovens estão confinados em isolamento, sendo observados diariamente, alimentados e “curtindo” a solidão compartilhada com outros que se encontram na mesma situação. Essa iniciativa da Prefeitura preserva a saúde da família destes jovens que as vezes tem dificuldade de fazer o isolamento social em suas residências, pois alguns dividem quartos com outros membros da família.

A média diária  dos últimos sete dia é de 14 casos, sendo registrado na última semana (7 dias) 99 casos, uma das maiores taxas da região em ternos proporcionais. A Prefeitura anunciou a desinfecção de logradouros públicos nesta semana, mas não comentou sobre a barreira sanitária, nem controle de filas em instituição financeira ou distribuição de mascaras, medidas estas que dão certo “conforto psicológico” a comunidade, mostrando que o poder público local está tendo ações além dos gabinetes, manter um diálogo próximo da comunidade, ações mesmas que consideradas “pequenas”…

 


error: Conteúdo Protegido !!