Blog do Alécio Brandão

Codevasf instala unidade de beneficiamento de mel em Paratinga 

Casa do Mel em Paratinga (Imagem cedida)
Segundo nota da Assessoria de Comunicação do órgão, o trabalho de associações de apicultores das comunidades rurais de Caibros e Morro de Dentro, no município de Paratinga (BA), está sendo fortalecido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a instalação de uma unidade de beneficiamento de mel. O investimento na estrutura física e na aquisição de equipamentos será de aproximadamente R$ 250 mil. Em parceria com a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (SDRU/MDR), a ação visa estruturar o polo de apicultura da região de Ibotirama (BA).
“Vai nos beneficiar bastante com relação à qualidade do beneficiamento do mel, que a gente fazia ao ar livre, às vezes em local inadequado. Agora, com a casa de mel, a gente vai ter mais qualidade no nosso produto”, avalia Maria de Oliveira, apicultora da comunidade de Caibros.
 O apicultor Manuel Lourenço, da comunidade Morro de Dentro, trabalha com 20 colmeias. A produtividade média é de 30 quilos por colmeia. “Espero que, com essa unidade de extração de mel, o desenvolvimento da nossa atividade seja muito maior. É um mel de muita qualidade que pode ser exportado para qualquer lugar”, diz.
“Nesse processo de apoio a apicultura na região, ressalto a participação da Secretaria de Agricultura de Paratinga, da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran) e da Cooperativa de Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), que desde o início foram parceiros da Codevasf no apoio da atividade apícola em todo o território Velho Chico. A unidade de beneficiamento de mel contará também com móveis para o escritório e equipamentos para beneficiamento e armazenamento do mel, os quais estão em processo de aquisição”, afirma Wilson Neri, técnico da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).
Entre os equipamentos que estão em processo de aquisição estão: centrífugas com capacidade para 48 quilos; centrífugas manuais com capacidade para 20 quilos; decantadores com capacidade para 350 quilos; decantadores com capacidade para 200 quilos; mesas desoperculadoras; mesas desoperculadoras para favos; balança de plataforma com capacidade para 150 quilos; outra balança de plataforma, com capacidade para 15 quilos; derretedores de cera e cilindros alveoladores.
“A conclusão da unidade de beneficiamento de mel na comunidade de Caibros é uma ação que vai suprir a demanda de uma microrregião que desde 2013 vem sendo apoiada pela Codevasf com o repasse de kits produtivos e equipamentos de beneficiamento de mel. Cabe ressaltar a importância da atividade apícola para a agricultura familiar, que, além de ser uma atividade que gera renda, contribui para a preservação ambiental”, diz Wilson Neri.

error: Conteúdo Protegido !!