Blog do Alécio Brandão

Canais: Secretaria de Saúde de Macaúbas inicia construção de uma rede de atendimento ao público a partir da Central.

Existe a nível de Estado, o da Bahia, como também e, certamente nos demais, uma Central de Regulação, este setor é responsável em “achar” leitos e procedimentos disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde), quem já precisou transferir um paciente para UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) sabe o que é isso. No entanto, é estranho muita das vezes um “telefonema para um deputado“,  e pedir sua intervenção política (o favor), visto que pela política do SUS não é necessário, pois a “vaga” já deve está ou não disponível no sistema regulatório do Estado, mas essa não é a razão para tal post.

O que vimos aqui é o esforço da atual gestão, e neste caso da Secretaria de Saúde de Macaúbas, na tentativa de “organizar” a nossa equivalente Central de Regulação, que é a Central de Marcação de Exames e Procedimentos do município – este que tem suas peculiaridades e dificuldades, tanto administrativas quanto políticas – mas a essência do esforço é atender o cidadão, independentemente de sua classe social, econômica e preferências políticas,  respeitando assim os princípios da administração pública que são baseados na legalidade, moralidade e eficiência, além da  impessoalidade, agindo assim, sem o favoritismo. E para isso esta se estruturando da Central de Marcação, partido de lá, os ramais de redirecionamento do paciente as unidades que dispõem dos serviços procurados pelo cidadão, conforme ilustra acima o folheto publicado nas redes sociais da Prefeitura.

Não poderia ficar de fora um princípio importante que é  da publicidade dos atos públicos, este que é  o norte e a garantia do cumprimento dos demais, tornar pública a informação pública, assim como está sendo as atitudes do novo governo, na divulgação, na transparência de seus feitos, dando a liberdade do saber ao cidadão! Eis um caminho!  

 


error: Conteúdo Protegido !!