Blog do Alécio Brandão

“Banquete Cultural”: no Aniversário de Macabúas – lançamento do Cordel da Fundação Cultural Prof. Mota

Convite - Cordel da Fundação
A Fundação Cultural Prof Mota, em funcionamento desde 1972, sempre se orgulhou de ter apoiado a criação de importantes grupos em Macaúbas como a Acimac – Associação Comercial de Macaúbas, a AAMM – Associação dos Artesãos Minerais de Macaúbas e a APIMAC – Associação dos Apicultores de Macaúbas, entre outras tantas que nasceram em suas dependências, além de ter sido a primeira biblioteca pública na cidade e ter instalado o primeiro museu do território, em 1988. Porém, desde o falecimento de seu idealizador, prof Ático Villas Boas da Mota, que arcava com uma grande fatia de seus custos estruturais, a situação financeira da entidade ganhou ares de preocupação por sua diretoria.
 
Visando amenizar estas dificuldades encontradas, uma das ações que a diretoria bolou foi a criação de um pequeno cordel, escrito pelo seu atual diretor, prof. Francisco Rêgo Bastos e totalmente ilustrado com os desenhos do artista Eduardo Cambuí Junior, que também é membro da diretoria. A iniciativa visa ser o pontapé inicial de uma série de publicações periódicas de cordel, alternando os participantes que produzirão de forma voluntária. A ideia principal é que, desta forma, a Fundação Cultural consiga se manter oferecendo os seus serviços ao público.
 
Atualmente, um grande acervo de livros de diversos assuntos está disponível ao público para pesquisa. Há alguns anos inclusive, a Fundação Cultural Prof Mota foi contemplada no edital “Pontos de Leitura” da Fundação Pedro Calmon através do governo do Estado com o projeto “Clube de Leitura e Pesquisa de Macaúbas”, onde um dos principais focos é justamente a literatura de cordel. O pequeno cordel que será lançado conta inclusive um pouco da história do Professor (José Batista da) Mota, de Ático Villas Boas da Mota e da própria Fundação Cultural.
 
O lançamento acontecerá amanhã, no dia do aniversário de emancipação de Macaúbas, nas dependências da própria Fundação, à partir das 20 horas. Alguns artistas locais confirmaram a participação para enriquecer ainda mais o evento. Cada exemplar será vendido no local por apenas R$ 5,00. Compareça você também e prestigie! ( Por Eduardo Cambuí Jr.) 
Cordel Fundação - 03

Lançamento do Cordel da Fundação Cultural Prof. Mota

Texto: Francisco Rêgo Bastos
Ilustrações: Eduardo Cambuí Junior
Local: Fundação Cultural Prof. Mota – Macaúbas / BA
Data: 06 de julho de 2016 (quarta-feira)
Horário: À partir das 20h.
Preço do exemplar: R$ 5,00
(…)
 
Na Fundação José Batista
Contamos com todos vocês
Para encontro dos artistas,
No próximo dia seis,
A partir das 20 horas.
Senhores e senhoras,
Cultura tem voz e vez.”

error: Conteúdo Protegido !!