Blog do Alécio Brandão

Banheiro público ao lado da Igreja da Matriz deverá ser demolido.

Alivia um lado e aperta outro!…

Informações preliminares dão conta que o banheiro público que fica ao lado da Igreja Católica na Praça Imaculada Conceição, deverá ser demolido pela própria Igreja para dar espaço a um prédio que abrigará a secretaria administrativa da paróquia. O banheiro foi construído na gestão do então prefeito João de Oliveira Figueiredo (João Sales), nos anos 90. Há um entendimento quanto a função social do prédio, o qual “desafoga” o banheiro público do palco em “tempos de festa”, bem como no dia a dia do cidadão, principalmente estudantes e pessoas outras da zona rural.

Serve a todos… Principalmente o da zona rural.

Mas, há ainda uma questão legal observada por um vereador que, todo patrimônio público, o qual recebeu recursos do Município só pode ser demolido com autorização da Câmara de Vereadores através de Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo. No entanto, não se tem informações se após a construção do prédio pelo saudoso João Sales, se o mesmo foi “doado” para a Igreja Católica, mesmo sendo este construído sob terreno da Igreja, bem como toda a Praça é originalmente “Terras da Imaculada Conceição”, fruto de doação de um fazendeiro há séculos (é por isso que na transferência de propriedade de imóveis da Praça da Matriz e algumas ruas próximas tem que pagar um “tributo” à Igreja) – Deve-se ter autorização do Legislativo além de uma justificativa plausível, a qual certamente a Igreja deve ter.

Placa indica que a administração e manutenção é da Prefeitura

No entanto, há informações extraoficiais que a Igreja manteve contato com a Prefeitura de Macaúbas e a Câmara de Vereadores, Não foram divulgados os “entendimentos” deste publicamente.

Em visita a parte interna do banheiro nota-se que o mesmo tem boa manutenção e limpeza e com certo fluxo de uso.

 O blog tentou falar com representante da Igreja  quando esteve na Secretaria da mesa, mas não encontrou um represente naquele momento. No entanto, espaço fica aberto para interessados através do e-mail [email protected].


error: Conteúdo Protegido !!