Blog do Alécio Brandão

Bahia Produtiva promove expedição de chefs de cozinha ao Mundo do Bode

“Explorando o Mundo do Bode” (Foto Secom/BA)

Aproximar os principais nomes da gastronomia baiana com os protagonistas da agricultura familiar do estado, os agricultores familiares. Com esse intuito, o projeto Bahia Produtiva promove a Expedição Explorando o Mundo do Bode na Caatinga, nos dias 24 e 25 de julho, no município de Pintadas.
Chefs de cozinha, cozinheiros e donos de restaurantes terão a oportunidade de conhecer o abatedouro e frigorífico da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), localizado na estrada que liga o município de Pintadas ao de Capela do Alto Alegre.
Segundo o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, os integrantes da expedição vão conhecer o dia de abate e de corte. “Vamos visitar a produção de um dos cooperados e conhecer a forma como ele realiza o manejo do rebanho e a trajetória dos caprinos, da cooperativa ao mercado”.
O Bahia Produtiva está investindo R$1,5 milhão na Cooap para aquisição de equipamentos e adequações na infraestrutura do frigorífico e abatedouro, além da implantação de dois hectares de palma, para a segurança alimentar do rebanho. A chegada desses novos equipamentos, automatizados, irá permitir melhores condições de trabalho para os profissionais da cooperativa, aumentar o volume de estocagem e ampliar a capacidade de produção.
A Expedição Explorando o Mundo do Bode na Caatinga é uma ação do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Aliança dos Cozinheiros Slow Food, uma rede que reúne cozinheiros de todo o mundo que preza pela comida boa, limpa e justa.


error: Conteúdo Protegido !!