Blog do Alécio Brandão

“Arauto da LIBERDADE pela EDUCAÇÃO”: tema do 07 de Setembro, homenageia o Professor Doutor Ático Mota.

Se você dedicou a vida toda aos estudos, passou pelas melhores escolas e universidades, é certo que adquiriu boa EDUCAÇÃO. E, certamente deverá conquistar a LIBERDADE… E o que é LIBERDADE?

Liberdade: substantivo feminino
  1. 1.
    grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal.
  2. 2.
    p.ext. conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei.
    “l. religiosa”
    Agora mais livre que nunca!…

Ora, ora… Se a “liberdade” é um valor supremo, estando acima de qualquer ou de muitas outras coisas… Há quem venda sua “supremacia”? O direito de ser Livre? É possível… Fato é que existem vários tipos de liberdades e, é impossível um cidadão comum possuir todas elas?…

A liberdade de EXPRESSÃO, é uma das mais “amordaçada”… E falar, que é a mais primária delas, apesar que podemos nos expressar de diversas maneiras, por diversos canais e meios… A poesia é uma forma de expressão, a música, a pintura, as artes plasticas, a dança, o “zap-zap“, o facebook, os livros… E a educação nos ensina como nos expressar da melhor maneira, usando a soberania da LIBERDADE, a inteligência, a qual “camufla”, disfarça e engana o tolo, o tirano…

O Prof. Ático era um amante da liberdade, além de praticar a humildade, falava, comia e se vestia coerentemente às suas convicções, seja do interlocutor, à mesa e o clima… E dizia: “Inteligente é o homem que come e veste de acordo com o clima”!… Isso é liberdade: ser coerente!… E ser incoerente diante a natureza é burrice! E ser incoerente diante as adversidades criadas pelo homem, exige muito mais que educação!…

E é certo que o Prof. Ático, “deixou para trás um vasto campo adubado, semeado pelo seu pensamento”… Frase esta última, que sua é, deverá ser a que fechará o Desfile do 07 de Setembro, tradicionalmente organizado e protagonizado pelos alunos do ora Ginásio Aloysio Short, mais tarde Colégio, hoje Centro Profissional e amanhã quem sabe, Faculdade Prof. Ático Mota... Em busca da EDUCAÇÃO, da soberana LIBERDADE para todos os macaubenses e dos que aqui vivem!…

P.S. Registra-se os esforços pessoais do Prof. Alan Jose de Alcântara Figueiredo, bem como dos professores, funcionários e alunos do CETEP de Macaúbas, pela continuidade deste importante ato “soberano”: o Desfile de 07 de Setembro, mesmo que a Liberdade  e Independência deste País seja conquistada há cada dia, por todos os brasileiros que têm a EDUCAÇÃO, os estudos como o caminho mais curto para a doce LIBERDADE…

(Imagem: http://naescola.eduqa.me )

error: Conteúdo Protegido !!