Blog do Alécio Brandão

Após parecer jurídico, partidos de oposição entrarão com representação contra Dilma

Aécio Neves lidera oposição (Foto reprodução)
Aécio Neves lidera oposição (Foto reprodução)

Presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves declarou nesta quinta-feira (21) que os partidos de oposição entrarão com representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a presidente Dilma Rousseff por crimes contra as finanças públicas e falsidade ideológica.

O anúncio foi feito após decisão conjunta do PSDB, PPS, DEM, PSC e Solidariedade. “Os partidos de oposição decidiram por entrar na próxima terça-feira, junto à Procuradoria-Geral da República, com uma ação de crime comum contra a presidente da República pelos crimes cometidos ao longo dos anos de 2013, 2014 e que continuam em 2015. Aquilo que se costumou chamar de pedaladas fiscais, onde bancos públicos financiaram o seu controlador (o governo), o que é vedado de forma extremamente clara pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Aécio. A representação tem base no parecer preparado pelo ex-ministro da Justiça e jurista Miguel Reale Júnior, que afirma que houve crime contra as finanças públicas e falsidade ideológica praticado pela presidente entre 2013 e 2015. “A chefe da Nação foi sujeito ativo, ciente e consciente das práticas ilícitas ora já constatadas pelo Tribunal de Contas da União e em prejuízo de toda a sociedade dadas as consequências graves de inflação e estagnação”, diz o parecer.

O PSDB cita ainda a “pedalada fiscal”, em menção ao uso de recursos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil para melhorar o resultado de contas públicas. A coalizão acredita que a representação pode resultar no afastamento da presidente da República do cargo caso a PGR ofereça a denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a Câmara dos Deputados autorize a abertura da ação penal. Nesse caso, Dilma Rousseff seria afastada por até 180 dias. Além de Aécio, participaram da reunião os presidentes  do PPS, deputado Roberto Freire, e do DEM, senador Agripino Maia; os líderes do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, e na Câmara, Carlos Sampaio; o líder da oposição na Câmara, Bruno Araújo, o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado; o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno, o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho, e o vice-líder do Solidariedade, deputado José Silva.

(Fonte Bahia Notícias de 21/05/15)


error: Conteúdo Protegido !!