Blog do Alécio Brandão

Após limpeza de riachos e córregos pela Prefeitura de Macaúbas, água chega na lagoa do Açude.

Após obras de limpeza dos riachos que abastecem a lagoa.

 

Segundo nota publicada no site da Prefeitura de Macaúbas, a Revitalização da Barragem do Açude de Macaúbas está sendo finalizada e dando fruto, foi iniciada no mês de novembro de 2019, serviços têm como objetivo limpar e fazer o desassoreamento da lagoa e dos 12km do canal entre a ponte do Riachão do Peixe e  a Lagoa do Tamboril que leva a água até a barragem, assegurando o escoamento de água até  a lagoa,  O Açude padecia pela falta de um projeto de porte que possibilitasse que as enxurradas  chegassem até  o maciço da barragem, essa possibilidade agora existe de fato. Com fé seremos testemunhas de um bom volume de chuvas este ano, e assim teremos um espelho d’água acumulado novamente.

Após a conclusão da obra, a Lagoa do Açude aumentará a sua capacidade de captação e armazenamento de água, favorecendo o abastecimento regular na região para consumo humano; produção agropecuária; desenvolvimento da piscicultura, gerando emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população e atendendo os anseios da comunidade do Açude e toda região.

Limpeza dos canais de água feito pela Prefeitura

O Convênio nº 2.324.00/2018 que financia este empreendimento foi firmado entre a Prefeitura de Macaúbas  e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco da Parnaíba (CODEVASF). Após o processo licitatório, foi contratada a empresa PJD TERRAPLANAGEM LTDA vencedora do certame, pelo valor de R$ 782.897,68 (setecentos e oitenta e dois mil oitocentos e noventa e sete reais e oito centavos). Os recursos para a realização desta obra vieram após o empenho do Prefeito Municipal Amélio Costa Jr. e do Deputado Federal Sérgio Brito, que conseguiu uma emenda Parlamentar com essa finalidade.


error: Conteúdo Protegido !!