Blog do Alécio Brandão

Alunos do CETEP lançam nesta quinta, 09 – Guia Turístico da Bacia do Paramirim.

Sob a coordenação da Profª Liane Oliveira, alunos da 1ª Turma do Curso Técnico em Guia de Turismo do Centro Territorial de Educação Profissional com sede em Macaúbas, deverá lançar o Guia Turístico da região, na noite desta quinta feira 09 no CETEP. Apresentando os aspectos geográficos, naturais, econômicos, roteiros, rede hoteleira, eventos, manifestações culturais e os principais atrativos oferecidos pelos oito municípios que fazem parte deste roteiro, desenvolvido e criado por estes alunos, tendo como as principais fontes de pesquisa a internet e colaboração de moradores locais.

O trabalho com 36 páginas, com imagens coloridas dos diversos atrativos de cada município e textos explicativos, dão uma visão geral do potencial turístico que estes municípios têm, nota-se com isso, a falta de investimentos e incentivos dos poderes públicos, das Câmara Municipais e das Prefeituras, as quais não têm programas específicos de valorização e divulgação.

Nota-se também, que os eventos como os juninos são a base de entremetimento em todos os municípios pesquisados, poucos têm mananciais naturais e os existentes são subutilizados. Em se tratando dos aspectos abordados as seis páginas dedicadas ao município de Macaúbas, percebe-se que três destas tratou apenas da rede hoteleira; inicia com seu histórico, passando pelo São João, seus atrativos naturais, sem referência ao Museu Regional e a Fundação Cultural, como pontos de resistência cultural… Citaria eu, a residência do Prof. Ático Mota, a qual em seu acervo é constituído da maior biblioteca do mundo de livros romenos fora da Romênia, casa esta que segundo sua vontade deveria ser transformada num Memorial da Casa Viva, mas parece não ter a “simpatia” social e/ou talvez, cultura não atraia turismo!…


error: Conteúdo Protegido !!